Cederj abre inscrições para mais de 7 mil vagas em 16 cursos semipresenciais
Foto: Filipe Dutra / DivulgaçãoO Consórcio Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2026.1, oferecendo 7.355 vagas em 16 cursos de graduação na modalidade semipresencial. A seleção é organizada pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e segue até o dia 30 de outubro, exclusivamente pelo site cecierj.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 89,90.
Novos cursos e expansão de vagas
Entre as novidades desta edição está o curso de Tecnologia em Segurança Pública, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que atenderá profissionais do programa Segurança Presente, além de policiais militares e civis, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros militares e membros das Forças Armadas.
Outra novidade é a graduação em Biblioteconomia, oferecida em parceria pela UFF e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em dez polos regionais. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) amplia a oferta de vagas em Ciências Contábeis, nos polos da Rocinha e Petrópolis, e em Química, em Petrópolis.
“O Vestibular Cederj é uma porta de entrada para milhares de jovens e adultos que sonham com o ensino superior. Estamos ampliando oportunidades, levando ensino público e gratuito para todas as regiões do estado, com apoio tecnológico e pedagógico que garante qualidade e permanência. É mais do que acesso à universidade, é a chance real de transformar vidas por meio da educação”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
Apoio ao estudante
Os ingressantes terão acesso gratuito à internet por meio de chips de telefonia móvel, com tecnologia 3G/4G ou superior, ligações ilimitadas e aplicativo exclusivo. Além disso, recebem material didático gratuito em versão impressa e digital, suporte em 43 polos regionais, ambiente virtual de aprendizagem atualizado e sistema de tutorias presenciais e online.
Atualmente, o consórcio reúne mais de 40 mil alunos matriculados em 18 cursos semipresenciais.
Instituições participantes
Os aprovados serão vinculados a uma das sete instituições de ensino superior que integram o Consórcio Cederj:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Ver essa foto no Instagram





