O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Governo do RJ abre as inscrições para o Bolsa Atleta

O Programa Bolsa Atleta RJ, que teve recorde de contemplados em 2023, abre inscrições na quarta-feira (3/7). O programa de transferência direta de recursos é coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

O acesso ao programa é feito por meio de edital de seleção pública e para se inscrever, basta acessar o site até o dia 22 de julho. Os resultados preliminares serão divulgados dia 30/07.

Para concorrer, o atleta deve apresentar resultados esportivos compatíveis com a categoria pleiteada, bem como toda a documentação exigida no edital.

Em relação às inscrições, atenção para o atleta que conquistou medalha na última edição dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Surdolimpíadas ou Pan-Americanos: nestes casos, a renovação da bolsa pode ser automática, devendo o atleta apenas comprovar que se encontra em plena atividade esportiva em 2024 até a abertura do processo seletivo.

A distribuição das bolsas por categoria segue as determinações do edital. Do total de 600 vagas ofertadas, 46 serão destinadas a atletas da categoria Internacional A; 70 para atletas da Internacional B, 240 da Nacional A, 220 para a Nacional B e 24 bolsas para atletas das categorias olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas.

O programa tem duração de 12 meses e prevê duas prestações de contas ao longo do período.

Bolsa Atleta RJ

O Programa Bolsa Atleta RJ é um programa de natureza continuada, que busca proporcionar condições básicas para que os atletas se dediquem ao que mais importa: treinos e competições nacionais e internacionais.

Em 2023, o programa registrou um crescimento de 67% no total de atletas atendidos pelo Governo do Estado. Foram 783 inscritos e 558 atletas classificados de acordo com as regras do edital.

Veja também