O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fotógrafo registra estação espacial internacional pelo céu de Nova Friburgo

O fotógrafo Jalmirez Silva registrou a passagem da estação espacial internacional, também chamada de ISS – da sigla em inglês International Space Station – sobre o céu de Nova Friburgo (RJ), na noite de sexta-feira (5/7).

A ISS é uma espécie de laboratório tripulado para pesquisas espaciais. A estação foi lançada no ano de 1998, em operação conjunta de 14 países e corta o céu a cerca de 400 km de altitude, podendo ser vista a olho nu, sem necessidade de aparelhos profissionais.

A ISS leva uma hora e meia para dar uma volta ao redor da Terra. Em um dia, o equipamento completa 15 voltas, mas a visão só é possível por poucos minutos, já que a visibilidade depende da posição solar.

“Ela é perfeitamente visível a olho nu, é muito brilhante e corta todo o espaço visível de 6 a 7 minutos. É mais evidente que a passagem de um jato comercial bem alto, com a diferença no fato de não piscar e ser totalmente branca. Fica bem mais visível sobre as nossas cabeças que no horizonte” – disse Jalmirez Silva.

O fotógrafo, acostumado a registrar as belezas naturais de Nova Friburgo (RJ), contou que é único poder fotografar a estação espacial internacional (ISS). “É uma situação muito especial fotografar um objeto a mais de 400km de distância, que se desloca a mais de 30.000 km/h.”

O evento no céu pode ser acompanhado no site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.

Veja também