O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Morador de São Fidélis se destaca nos eventos fantasiado de personagens

Em mais um ano, o @serranewsrj marca presença com Nestor Lopes, no Encontro de Carros de Boi de Santa Rita, zona rural de Cambuci (RJ). O evento mantém viva a cultura e essência do homem do campo.

Desta vez, com a presença do Lampião, o Rei do Cangaço, que eternizou sua história não apenas na cultura nordestina, mas sim, brasileira. Trata-se de Luismar Joaquim Assumpsão, 67 anos, natural de Juiz de Fora (MG), morador de São Fidélis (RJ).

Há mais de 20 anos, Luismar Joaquim – conhecido como Cabo Nena – se caracteriza de personagens do folclore brasileiro. Ele diz ainda que é bem assessorado, pois quem o acompanha é sua esposa, que também entra na caracterização de personagens.

Sobre o personagem, Lampião foi o mais famoso chefe cangaceiro que existiu no país e teve atuação entre 1922 e 1938. Ele era de uma família de posição razoável, mas que se viu despossuída de tudo por uma disputa de terras.

Lampião liderou um grupo de homens que aterrorizou o interior do Nordeste com seus saques. Era conhecido por sua crueldade e violência, e temido por muitos. Por outro lado, também era visto como um herói e muitas vezes defendia os pobres e disputava contra os ricos mais poderosos que ele.

Relembre a edição 2023

Veja também