O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vereador aponta denúncia de nepotismo na Prefeitura de Cordeiro

Para apurar suposto caso de nepotismo na Prefeitura de Cordeiro (RJ), o vereador Andre Mion disse estar tomando medidas cabíveis junto ao Ministério Público e, caso necessário, através do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a publicação no Diário Oficial da Portaria n° 196/2024, de 30/04/24, o prefeito da cidade, Leonan Melhorance, nomeou o próprio pai Luiz Carlos Ferreira Melhorance para assumir a Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento.

O vereador protocolou no dia 03/05/2024 o Requerimento nº 20/2024 na Casa de Leis, visando a convocação do secretário na tribuna legislativa, sendo aprovado por 08 votos favoráveis e 01 contrário (Pablo Sérgio).

Andre Mion indaga o nível técnico e a qualificação do secretário em exercício frente a uma pasta tão importante para o Município.

No dia marcado para a apresentação do secretário na Câmara de Cordeiro (20/05/2024), o mesmo apresentou atestado e não compareceu. Foi convocado outra vez para se apresentar na sessão do dia 27/05/2024.

Na sessão proposta, o secretário Luiz Carlos Ferreira Melhorance compareceu à Tribuna Legislativa, ocasião que demonstrou desorientação quanto as questões básicas de sua pasta. O vereador André Mion realizou perguntas simples, desde sua qualificação técnica á natureza da pasta.

Veja o vídeo abaixo:

Nepotismo

O caso do pai do prefeito de Cordeiro (RJ) é apontado como nepotismo pelo vereador. O nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.

O nepotismo refere-se ao favorecimento de familiares em detrimento do mérito e competência no ambiente profissional. Isso acontece quando há a nomeação, contratação ou promoção de parentes, sem levar em consideração critérios objetivos de seleção ou avaliação de desempenho.

Prefeitura

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cordeiro, até o término desta reportagem, não obtivemos nota sobre o caso.

Ceperj

Em Cordeiro (RJ), esse não é o único caso que correlaciona ao prefeito Leonan Melhorance. A revelação de dezenas de cargos secretos do Ceperj envolvia vereadores de sua base aliada, familiares de vereadores e indicações políticas locais.

Escândalo do Ceperj envolvia aliados em Cordeiro, Cantagalo e Friburgo

Veja também