O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo ganha importante equipamento cultural

A Prefeitura de Cantagalo inaugura na sexta-feira, 17/5, o Centro Cultural Professora Amélia Thomaz (CCAT), localizado na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, no Centro.

Trata-se de um dos mais importantes aparelhos culturais públicos do município de Cantagalo (RJ). O nome do centro homenageia a professora, poeta e vulto cultural da terra, Amélia Thomás.

O CCAT é equipado com teatro com capacidade para 150 lugares, que pode ser destinado à realização de seminários, simpósios, palestras, encontros culturais.

Além do teatro, o local conta com espaço para exposição artísticas, além de abrigar o espaço da artista cantagalense Rogéria e o palco recebeu o nome do ilustre Rafael Carvalhaes.

O projeto de construção do Centro Cultural e reforma da Biblioteca Municipal se estendeu por mais de 10 anos, após diversas paralisações e adequações no projeto.

03 centro cultural deve ser entregue em outubro
Ano de 2015, construção do Centro Cultural de Cantagalo. Foto: Arquivo / Gilmar Marques

O investimento se deu por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Luiz Sergio e recursos próprios da Prefeitura. O valor total do investimento não foi divulgado, entretanto, o valor inicial era acima de R$ 845 mil.

Ao lado do prefeito Guga de Paula, o ex-deputado possui significativas contribuições para Cantagalo, entre elas, o recapeamento asfáltico do bairro Morada do Sol, a construção da Escola Lúcia Helena Pinheiro do Couto em Santa Rita da Floresta, a construção do Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, entre outras.

Amélia Thomaz

O centro cultural leva o nome da professora Amélia Thomaz, uma homenagem póstuma a uma importante poetisa cantagalense. Aém disso, no prédio, localizado na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, nasceu o pai da homenageada, Alberto Augusto Thomaz, o primeiro prefeito de Cantagalo.

Biblioteca

A Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias é centro de referência e espaço de estudos e pesquisas do município de Cantagalo, pois abriga exemplares de livros de valor imensurável e de extrema importância para a municipalidade, além de ter em suas dependências o pró-memória municipal, conjunto de pesquisas que abriga informações relevantes sobre a formação do município e seu desenvolvimento à disposição do munícipe e dos visitantes.

O prédio onde funciona a Biblioteca Acácio Ferreira Dias tem arquitetura neoclássica datada de 1924 e já abrigou o Tiro de Guerra de Cantagalo, o Colégio Cenecista, dentre outros órgãos, sendo de relevância histórica. Agora, abriga o Centro Cultural Professora Amélia Thomaz (CCAT).

Veja também