O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ tem 8 mortes e mais de 600 desabrigados por causa das chuvas

A previsão de chuva extrema se concretizou e alguns municípios do interior do Rio de Janeiro sentiram o impacto, no último fim de semana.

No noroeste fluminense, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, foram os municípios mais assolados pelas chuvas, que deixou dezenas de desabrigados e desalojados. Moradores perderam tudo.

Não foi diferente na Região Serrana, principalmente, nos municípios de Petrópolis e Teresópolis, onde deslizamentos de terra mataram seis pessoas, entre elas, duas crianças.

Cachoeiras de Macacu também foi muito atingida e registrou várias ocorrências. Bairros ficaram completamente inundados e famílias precisaram abandonar suas residências.

Já a cidade de Nova Friburgo registrou deslizamentos, alguns bloqueios de pista e alagamentos. O Município decretou “situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas”.

Bom Jesus do Itabapoana

O município de Bom Jesus do Itabapoana decretou situação de calamidade em decorrência das chuvas. Um gabinete de gerenciamento de crise toma todas as providências, tendo à frente o prefeito Paulo Sérgio Cyrillo.

Além da enxurrada, o Rio Itabapoana transbordou, alagando diversos bairros e pontos da zona rural, onde moradores chegaram a ficar ilhados depois de se refugiarem sob os telhados. Casas inteiras ficaram submersas na água.

A prefeitura contabilizou que, até a manhã de domingo (24), aproximadamente 530 pessoas desabrigadas, 500 desalojadas, 6.500 residências atingidas e cerca de 20 mil pessoas afetadas. Uma força tarefa soma esforços em prol do município.

Numa demonstração de solidariedade e apoio, a cidade recebe o suporte de 80 homens fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Essa iniciativa visa fortalecer as ações de auxílio à comunidade, envolvendo desde a distribuição de donativos até a limpeza das áreas afetadas.

Itaperuna

A cidade de Itaperuna também foi impactada pelas chuvas. O bairro Cehab e os distritos de Raposo e Boa Ventura foram os mais atingidos. Em Raposo, um carro e objetos de loja chegaram ser arrastados pela inundação.

De acordo com a prefeitura, 244 pessoas foram afetadas no município, com 37 atendimentos, 12 desabrigados e 17 desalojados. A sede da Defesa Civil, no bairro Aeroporto, permanece de plantão 24 horas. O contato pelo WhatsApp é (22) 3824-6364.

Petrópolis

Em Petrópolis, um desabamento de uma casa no bairro Independência, ocorrido na sexta (22), matou 4 pessoas. As vítimas são da mesma família: Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos; Beatriz da Silva Lima, 25 anos; Douglas José de Souza da Silva, 24 anos; e Maria Lucia Casemiro Lima, 66 anos. Desde sexta, choveu mais de 340 mm em Petrópolis.

Teresópolis

Em Teresópolis, um deslizamento de terra, na comunidade da Coreia, matou Kayke dos Santos da Silva, de 8 anos. No fim da tarde de sábado (23), bombeiros encontraram o corpo de Miguel Lopes Ricardo Ramos, de 14 anos, no mesmo local.

Cachoeiras de Macacu

As chuvas que atingiram Cachoeiras de Macacu desde sexta-feira (22) até este domingo (23) deixaram diversos bairros completamente inundados. Mais de 800 pessoas tiveram que abandonar suas casas. São mais de 700 desalojadas e 137 desabrigadas.

Veja também
error: Content is protected !!