O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Riograndina realiza 10ª edição da encenação da Paixão de Cristo

Em sua décima edição, a tradicional Via-Sacra Viva no distrito de Riograndina, em Nova Friburgo (RJ), leva os fiéis e espectadores a um exercício de piedade, que percorre o caminho de Jesus Cristo da Santa Ceia até o Monte Calvário.

Todo o teatro é encenado pela comunidade do bairro, que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Os cenários, para contar essa história, são os próprios locais turísticos e históricos da localidade centenária.

A encenação se inicia na praça, percorrendo até a antiga linha férrea, onde estão os casarões da época do trem, e retornando a Igreja Católica de Riograndina. O grupo teatral é o mais tradicional ainda em atuação na cidade.

A encenação da Via-Sacra Viva de Riograndina acontece na Sexta-feira Santa, 29/3, às 18h, mas às 15h, na igreja, é celebrada a Paixão de Cristo seguida da procissão do Senhor crucificado.

Via-Sacra Viva

Em 2012, tudo começou de uma forma muito simples, ainda era algo novo, mas os fiéis apoiaram desde o início e o teatro foi evoluindo com o passar dos anos.

Atualmente, a Via-Sacra Viva encena desde a Santa Ceia, passando pelo jardim Getsêmani, a ida de Jesus aos Reis, entre eles Pôncio Pilatos, o caminho carregando a cruz até a crucificação e finaliza no Monte Calvário, local onde Cristo doou a vida por todos nós.

A encenação envolve 70 pessoas para fazer o evento acontecer, entre intercessores, atores, produção, execução dos cenários, sonorização e iluminação cênica. Tudo com trabalho voluntário e doações.

Para montar toda a estrutura, além de ensaios que começam com meses de antecedência e preparações de cenário com um mês de produção, na sexta-feira da paixão todos os voluntários iniciam os trabalhos às 5h.

O evento também faz um apelo para um ato de caridade. Serão aceitas doações de um kg de alimento não perecível ou de produtos de higiene pessoal recolhidos pelo projeto Santa Dulce dos Pobres, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, para serem doados a famílias em vulnerabilidade social.

Por Cristina Almeida

Veja também
error: Content is protected !!