O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Polícia Federal faz buscas em Bom Jardim e investiga fraudes em contratos

A Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã de quarta-feira (20/3) a Operação Janus, para desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações emergenciais relacionadas à compra de equipamentos de combate à Covid.

Cerca de 50 policiais federais e 12 auditores da CGU cumprem 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ), em residências, empresas e escritórios ligados à organização criminosa nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias (RJ) e Bom Jardim (RJ).

Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 5 milhões.

A investigação da PF, iniciada em 2020, revelou irregularidades em processos de dispensa de licitações, que tratavam de compras emergenciais de equipamentos para combater o coronavírus.

Entre as fraudes apuradas, a PF destaca o superfaturamento de contratações junto à Prefeitura de Duque de Caxias por intermédio de empresas de fachada, com a utilização de “laranjas” que serviriam também para ocultar a origem e destino dos valores obtidos ilicitamente.

Além dos crimes licitatórios, os investigados responderão por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

Veja também
error: Content is protected !!