O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Itaocara promove curso de proteção às nascentes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura de Itaocara, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater, Sindicato Rural, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Biasse, promoveu um curso de proteção às nascentes em Itaocara (RJ).

A iniciativa é essencial para a preservação dos recursos hídricos na região. O curso é composto por uma parte teórica, realizada no auditório da prefeitura, e outra prática, ocorrendo em uma propriedade próxima a Duas Porteiras.

A capacitação aborda conceitos fundamentais, tais como legislação ambiental relacionada às nascentes, qualidade da água, Áreas de Proteção Permanente, estratégias de proteção e recuperação, além de identificar as espécies vegetais mais adequadas para o plantio nas proximidades das nascentes.

Na parte prática, os participantes são guiados por instrutores especializados para realizar uma ação crucial conhecida como “selamento da nascente”. Esse procedimento inclui a limpeza da área e a construção de uma barreira com pedras, argila e cimento, visando impedir a contaminação e o assoreamento da fonte por enxurradas e pisoteio de animais.

A iniciativa garante um aproveitamento sustentável da água, preservando a integridade e a qualidade da nascente, além de somar para a biodiversidade local.

Veja também
error: Content is protected !!