O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Dengue no RJ: número de casos é seis vezes maior do que o esperado

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue. Neste momento, o país já registra mais de 500 mil casos de dengue em 2024, quase quatro vezes mais do que os registros no mesmo período de 2023, com dezenas de mortes confirmadas em decorrência da doença.

O boletim semanal Panorama da Dengue, divulgado na sexta-feira (16/2) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mostra que o estado tem número de casos prováveis da doença seis vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano, de acordo com a série histórica dos últimos 10 anos.

Até 15 de fevereiro, foram registrados 41.252 casos de dengue em todo o estado, número equivalente a 80% dos casos notificados em todo o ano de 2023, quando o Rio de Janeiro teve 51.479 casos. A análise mostra, ainda, que a tendência de aumento na transmissão de doença se mantém pela nona semana consecutiva.

Sintomas de dengue

Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.

A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.

Remédio para dengue

Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento.

Vacina contra dengue

Uma nova vacina contra a dengue está disponível no Brasil desde julho de 2023. A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

O imunizante é composto por quatro sorotipos do vírus. A aplicação é feita em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A avaliação clínica do imunizante apontou que a vacina têm eficácia de 80,2% contra a dengue. O período de proteção é de 12 meses após o recebimento das doses.

O estudo para verificar a eficácia da vacina contra a dengue na população adulta começou no dia 16 de fevereiro deste ano, em Barra de Guaratiba, zona oeste do RJ. A parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde vai ajudar na decisão de futura incorporação nacional do imunizante para outras faixas etárias.

Nova vacina contra dengue começa a ser aplicada no Brasil em julho

Quais medicamentos você não deve tomar

  • Aspirina e AAS
  • Ibuprofeno e nimesulida
  • Prednisona e hidrocortisona
  • Ivermectina

Paracetamol e dipirona são indicados

Segundo os infectologistas, os dois medicamentos mais indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue são o paracetamol e a dipirona, pois eles não aumentam os riscos de sangramento. Entretanto, é necessário se consultar com um médico antes de ingerir qualquer medicamento.

Ambos podem ser usados com segurança e ajudam a amenizar as dores e mal-estar provocados pela dengue. Apesar da medicação aliviar certos sintomas, os especialistas são unânimes em dizer que manter uma boa hidratação é um dos fatores mais importantes para tratar a doença.

A dengue provoca inflamação e faz o líquido ‘escapar’ dos vasos sanguíneos. Portanto, a hidratação deve ser muito rigorosa. Além de água, é importante ingerir soros, encontrados em farmácias e postos de saúde, para repor os sais perdidos pelo corpo.

O recomendado é que o paciente ingira 60 ml de líquido para cada quilo que possui. A boa alimentação também é indicada a recuperação da dengue, e deve ser rica em alimentos fontes de proteína e ferro, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imunológico.

Além dos alimentos que ajudam no combate à dengue, deve-se evitar alguns alimentos que podem aumentar o risco de hemorragias, como a pimenta, gengibre e frutos vermelhos, por exemplo.

Manter uma alimentação saudável e variada ajuda a combater a dengue e, por isso, é importante comer várias vezes ao dia, em pequenas porções, fazer repouso e beber entre 2 a 3 litros de água por dia, para manter o organismo hidratado.

Veja também
error: Content is protected !!