O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Novo sistema de desinfecção de água é instalado em Cordeiro e Miracema

Manter a água limpa e desinfetada até chegar aos imóveis. Essa é a função do cloro, que elimina agentes patogênicos, como vírus e bactérias. O produto é utilizado pela Águas do Rio em todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) na sua área de operação.

Para aumentar a eficiência, a concessionária implantou em Cordeiro (RJ) e Miracema (RJ), um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de hipoclorito de sódio – a substituição do uso do cloro em granel representa maior segurança operacional e ambiental, e o novo método utiliza como matéria-prima o sal grosso.

O processo funciona de maneira simples utilizando sal, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. “Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto”, comentou Rafael Gulinelli, supervisor de Operação de ETAs.

O sistema traz também como vantagem a estabilidade do nível do cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em todo o sistema de distribuição, pois este produto químico é um agente oxidante que destrói os microrganismos patogênicos que podem causar doenças transmitidas pela água, como a cólera, a febre tifoide, a hepatite A e a disenteria.

Gerador de cloro

A implantação do gerador faz parte do planejamento de melhorias da concessionária, com foco na eficiência da operação. Após Cordeiro e Miracema, a intenção da empresa é implantar o sistema em outras quatro unidades: Itaocara, Aperibé, Cambuci e Monnerat, distrito de Duas Barras.

Veja também
error: Content is protected !!