O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Lixões são desativados em Miracema, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana

Três lixões foram encerrados, na terça-feira (7/11), na Região Noroeste Fluminense. As cidades de Miracema, Porciúncula e Bom Jesus de Itabapoana farão a transição para a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, graças a um convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Em Miracema, 16,6 toneladas diárias de resíduos se tornam oportunidades de reciclagem e sustentabilidade. Em Porciúncula, 13 toneladas de resíduos por dia são agora um motor de economia circular. E em Bom Jesus do Itabapoana, adeus a um lixão de 30 anos, dando lugar a um sistema que recupera 48 toneladas de recicláveis por mês.

De acordo com o Governo do Estado, a meta é clara: um Rio de Janeiro sem lixões até 2024. Na parceria firmada com as Prefeituras, o Estado custeia parte do valor gasto com a disposição dos resíduos em aterros sanitários licenciados. Cabe ao município definir o aterro sanitário licenciado para a disposição final do material. Também é responsabilidade de cada cidade promover o diagnóstico do terreno do lixão desativado para seguir com a remediação do local, além de minimizar eventuais danos gerados pelos resíduos.

Em junho, Teresópolis teve a suspensão do funcionamento de seu lixão. A previsão é concretizar, no próximo ano, este acordo com as cidades que ainda possuem estas unidades ilegais como Cambuci, Italva, Natividade, além de Cordeiro, Resende, Magé, São Fidelis, por exemplo. Os benefícios de uma gestão adequada de resíduos sólidos tem amplas proporções, em termos ambientais, climáticos, sociais, de saúde e econômicos.

Veja também
error: Content is protected !!