O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Jovens da Região Serrana participam do 14ª Parlamento Juvenil da Alerj

A 14ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) começa na segunda-feira, 27/11, e vai até o dia 1º de dezembro. Conhecida como ‘Semana Parlamentar’, o evento vai reunir 98 alunos da rede pública estadual de ensino que vão vivenciar o dia-a-dia dos deputados estaduais, além de discutir assuntos de interesse da população. A coordenação do projeto é do deputado estadual Danniel Librelon (REP).

Jovens da Região Serrana

Yasmin Guimarães Loschiavo é de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e conta o que a motivou a se candidatar para uma vaga no PJ.

“Desde jovem, sempre tive um forte desejo de auxiliar as pessoas. Fui representante de turma e participei ativamente em projetos escolares, demonstrando uma atitude prestativa. Acredito que essa inclinação tenha sido influenciada positivamente por minha mãe. Recentemente, fui apresentada a este projeto pelo meu diretor, Eliezer, que afirmou ser algo adequado ao meu perfil. Decidi realizar uma pesquisa mais aprofundada e descobri que essa oportunidade seria extremamente enriquecedora para adquirir experiência e aprender novas habilidades”, afirma.

E continua, “acredito que essa experiência possa despertar novos interesses em relação ao meu futuro. Além disso, pretendo incentivar outras pessoas a se juntarem a este projeto, pois considero uma oportunidade única. Mesmo sem termos nos encontrado pessoalmente, já estou desfrutando bastante da interação com pessoas de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Essa troca de conhecimentos por meio de diálogos é extremamente valiosa em minha opinião,” finaliza a Jovem Parlamentar.

Julia Mathias, é representante de Cantagalo e diz o que a motivou a se candidatar para participar do PJ. “Com toda a certeza foi o desejo de contribuir ativamente para o desenvolvimento local. Sempre acreditei no poder dos jovens para gerar mudanças positivas e queria fazer parte desse movimento transformador. O PJ é uma oportunidade incrível para aprender, crescer e fazer a diferença no meu município”, destaca Julia.

Ela também fala sobre suas expectativas. “Certamente será uma experiência marcante na minha vida. Estou ansiosa para absorver todos novos conhecimentos. Acredito que essa experiência me proporcionará uma perspectiva mais ampla sobre questões locais, me ajudando a contribuir de maneira ainda mais eficaz para o bem-estar do meu município. Mal posso esperar para ver as mudanças positivas que isso trará para a minha vida”, destaca a Jovem Parlamentar.

Ainda nesse universo feminino, onde as mulheres estão buscando seu espaço, temia a Mycaela Júlia da Silva Cunha, representante do município de Três Rios. A jovem na verdade não tinha muita intensão de fazer parte do projeto, mas com um empurranzinho dos colegas de turma, mudou o cenário.

“No começo eu apenas fiquei curiosa com algumas coisas sobre o PJ, mas não possuía intenção alguma de participar de tudo isso. No entanto, um certo apoio por parte de meus colegas de turma, que alegam que sou boa em diálogos quando realmente me envolvo no que me é proposto, me fez pensar que talvez não fosse uma péssima ideia, apesar da preocupação com meus compromissos de provas e trabalhos escolares para esse final de ano letivo. Mas apesar de tudo estou muito animada… e que venha a Semana Parlamentar”, destaca Mycaela.

Representante de Santa Maria Madalena, Isabela da Silva Oliveira de Souza, foi bastante objetiva ao falar sobre sua motivação aos inscrever para uma vaga no PJ, “Quero entender melhor o sistema do legislativo do meu estado. E tenho um grande sonho de me envolver na política aprendendo um pouco mais sobre a máquina do Legislativa”, ressalta a jovem.

Outros municípios representados

  • Roberta Kelly da Silva Castro – Areal
  • Ane Gabriele de Oliveira Fontes – Comendador Levi Gasparian
  • Alexandra Bernardo Marins – Guapimirim
  • Lavínia da Costa Cordeiro – Guapimirim
  • Ana Luiza Valdiero de Jesus Silva – Sapucaia
  • Lucas Ferreira Marins da Silva – Magé
  • Marcelo Portilho Tavares Esteves – São José do Vale do Rio Preto
  • Douglas Albarran da Costa Bonckhorny – Teresópolis
  • Sarah Cristina Carneiro Fonseca – Sapucaia
  • Anna Clara da Conceição Mendonça – Cordeiro
  • Marianna Madeira Mendes – Nova Friburgo
  • Beatriz Gonçalves Mansur -Macuco
  • Isabela da Silva Oliveira de Souza – Santa Maria Madalena
  • Gisele Moura Borges – Silva Jardim
  • Gabriel Mariano Gonçalves de Oliveira – Carmo
  • Eduardo da Silva Bello Oliveira – Sumidouro
  • João Maia Coelho de Souza Medeiros – Trajano de Moraes
  • Adriano Cordeiro da Silva – Casimiro de Abreu
  • Pietro Lima Vieira Abreu – Cantagalo
  • Clarice Menezes Xavier – Silva Jardim
  • Yasmin Guimarães Loschiavo – Cachoeiras de Macacu

Parlamento Juvenil 

Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil tem por objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. Antes de chegarem à Alerj eles passam pelo período de eleições e só então tomam posse como Parlamentares.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de sua própria autoria que podem ser aprovados pelos deputados estaduais e se aprovados e sancionados podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

Veja também
error: Content is protected !!