Estacionamento rotativo é oficialmente extinto do trânsito de Cantagalo
Zona azul foi criada por Decreto em 2016. As faixas em azul nas calçadas, no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, voltaram a receber a coloração em branco. Isso acontece devido a revogação do decreto nº 3.013/2016, que regulamentava o sistema de estacionamento rotativo, nas vias e logradouros públicos da cidade, denominado “zona azul”.
De acordo com a Câmara Municipal de Cantagalo, a revogação da prática da chamada “zona azul”, se deu devido às regras do antigo decreto que estavam gerando uma “desarmonização social” na cidade. Além disso, o antigo método estaria “causando a diminuição de visitantes e a perda de negócios e renda para o município”.
O novo decreto nº 028/2023, contou com a autoria do próprio presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Ciro Fernandes Pinto, sendo a proposição do vereador José Augusto Filho (Zé da Uta), com consentimento dos vereadores Matheus Arruda, Ademir Diniz, Ozéas Pereira, Tadeu Leite, Graziel Quindeler, Manoel Eurico Miranda, Ocimar Ladeira e Sérgio Campanate.
A Casa Legislativa também destacou no novo decreto, o crescente número de reclamações de lojistas e empresários e da população, ainda levando em consideração a grande quantidade de multas que a cidade recebeu até agosto deste ano, totalizando, no período, 364 infrações.




