Prefeito de São Fidélis exonera centenas de cargos de confiança
Sede da Prefeitura de São FidélisA Prefeitura de São Fidélis, no Norte Fluminense, demitiu funcionários que exerciam comissionados ou função gratificada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (31/8). Sem qualquer aviso prévio, 200 DAS (Cargos de Direção e Assessoramento Superior) foram exonerados. Ainda ocorreram demissões de contratados por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), porém o total de atingidos com a decisão ainda não foi informado.
Segundo informações, seriam aproximadamente 1 mil funcionários demitidos. A Portaria 303 diz que os serviços essenciais estão sendo mantidos e cita a necessidade de adequação e otimização da Estrutura Administrativa Básica. A decisão seria por conta da queda de arrecadação do município. Entre os demitidos há secretários e subsecretários. O prefeito de São Fidélis ainda não se manifestou sobre o assunto.

Prefeitos de diversas cidades brasileiras têm expressado preocupação com a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que tem gerado impactos nas finanças municipais. Os gestores municipais destacam a importância de rever a distribuição de recursos e propõem uma reestruturação que permita que uma parcela maior dos recursos permaneça nos municípios.




