O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Polícia Federal combate a extração ilegal de ouro em Trajano de Moraes

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (6/7), a Operação Mercúrio, que tem por objetivo combater a exploração e extração ilegal de ouro, assim como outros crimes ambientais associados, no Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. Durante as diligências, um homem foi preso em flagrante.

Na ação, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo, no distrito de Visconde de Imbé, localizado no município de Trajano de Moraes, na Região Serrana. As diligências também foram apoiadas por uma equipe do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF/RJ), a qual utilizou um bote para o cumprimento da ordem judicial.

No momento da chegada das equipes no local, um homem foi flagrado operando uma embarcação para realizar a extração ilegal de ouro no Rio Grande, com o uso de mercúrio, metal com alta capacidade de contaminação de água, ar e solo, extremamente prejudicial para a fauna e a flora. Na ocasião, ele foi preso em flagrante, bem como o seu celular e a embarcação utilizada para a extração ilegal foram apreendidos.

A medida cautelar foi requerida justamente após uma equipe de policiais federais constatar, durante as investigações, que os suspeitos faziam uso de embarcações para a exploração e extração de ouro sem as devidas licenças, no rio Grande. O preso poderá responder pelo crime de usurpação de bem público da União, além de outros crimes ambientais associados.

Veja também
error: Content is protected !!