O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

II Festa do Arroz Anã de Porto Marinho acontece sábado em Cantagalo

No dia 24 de junho, sábado, acontece a II Festa do Arroz Anã de Porto Marinho, na zona rural de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Com o objetivo de reverenciar o nobre cereal, seus produtores e sua tradição de cultivo, o evento contará com uma programação rica.

Programação

  • 14h: Desfile de Abertura
  • 15h: Homenagem aos produtores de Arroz Anã de Porto Marinho
  • 15:30h: Apresentação do Mineiro Pau de Porto Marinho
  • 16h: Abertura da Exposição de Fotografias sobre a História do Arroz Anã na comunidade de Porto Marinho (Fotografia de Breno Santos e Party Rocha)
  • 17h: Aula show com a Ecochef Carol de Cnop Restaurante Quintal (de Santo Antônio de Pádua)
  • 18h: Show com Israel Lacerda
  • 20:30h: Show com Letícia Andrade

Arroz Anã

O Arroz Anã de Porto Marinho é um produto de cultura tradicional e familiar de uma importante região agrícola de Cantagalo. Os agricultores e moradores da localidade cuidaram dessa planta por décadas, á conservaram, tornaram o arroz anã a base da alimentação deles.

O Arroz Anã faz parte da base alimentar na comunidade de Porto Marinho há décadas. Um trabalho artesanal e tradicional que envolve uma grande demanda de mão de obra em alguns processos da produção. Os produtores se unem no sistema de mutirão, somente desta maneira conseguem realizar esse trabalho tão árduo. As famílias, os amigos e várias gerações se unem na comunidade.

O Arroz Anã, além de todas as suas características culinárias, é um elo de identidade e sociabilidade na comunidade de Porto Marinho. É reconhecido por ter um sabor único, possui formato semelhante ao arroz japonês, mas apresenta grãos ligeiramente menores. Com técnica de cozimento diferente e consistência, aroma e sabor próprios, é muito apreciado pela comunidade local e por visitantes.

Veja também
error: Content is protected !!