O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Flor rara encontrada em Nova Friburgo é catalogada no Jardim Botânico

A Sinningia cochlearis (Gesneriaceae) é uma planta endêmica do Estado do Rio de Janeiro e de ocorrência muito restrita às partes mais altas e íngremes dos paredões rochosos das montanhas fluminenses. A espécie foi descoberta em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, durante uma vistoria em campo de Rodrigo Freitas.

Entre os meses de outubro e janeiro podemos ver os pontinhos vermelhos de suas flores salpicarem os tons de cinza das rochas. Várias espécies de insetos, pássaros e lagartos se alimentam de suas flores e néctar durante o período de floração.

A Sinningia cochlearis (Gesneriaceae) é uma espécie de flor rara e foi vista pela primeira vez na região há alguns anos, no Núcleo de Montanhismo de Nova Friburgo, do Parque Estadual dos Três Picos, mas só recentemente foi finalmente cadastrada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Por quatro anos, Rodrigo Freitas e outros pesquisadores passaram a acompanhar o desenvolvimento da planta que resultou no artigo publicado pela revista norte-americana. A espécie foi destaque em um artigo da revista ‘GloxNews’ (USA), publicado por uma associação voltada para a pesquisa e cultivo das ’Gesneriaceae’, a ‘Greater New York Gesneriad Society’.

Veja também