O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Brasil decreta emergência zoossanitária; RJ confirma caso de gripe aviária

As secretarias de Saúde e de Agricultura do Rio de Janeiro confirmaram na segunda-feira (22/5) um caso de ave silvestre com o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). A ave, da espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis-de-bando), vinha sendo monitorada desde a última semana, quando foi encontrada em São João da Barra, litoral norte do Rio de Janeiro.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país: sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. Além da espécie Thalasseus acuflavidus, há ainda aves da Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de segunda-feira (22) e tem validade de 180 dias.

Orientação

A orientação do Governo é que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo, no intuito de evitar que a doença se espalhe. Ainda segundo o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

A portaria publicada também prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.

“A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, detalhou a pasta.

O que é gripe aviária?

A gripe aviária, também chamada de influenza aviária ou gripe do frango, é resultado da infecção de aves pelo vírus influenza, ou seja, o vírus causador da gripe. Eventualmente a doença atinge os seres humanos, podendo até mesmo provocar a morte deles. Geralmente a gripe aviária infecta pessoas que têm contato direto com os animais doentes, como profissionais que trabalham em granjas.

Veja também