O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Chuva com vendaval e raios deixa Cantagalo sem energia elétrica

Uma chuva acompanhada de fortes rajadas de vento e descargas elétricas atingiu o município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. O temporal começou a se formar por volta de 15:30h de domingo (05/02).

A chuva foi pouca na cidade, mas o vendaval destelhou casas e assustou moradores. Praticamente toda cidade teve o fornecimento de energia cortado, a partir de 15:40h. O apagão atingiu o Centro e bairros como São José, Planalto, Quinta dos Lontras, Passos dos Reis, Chácara da Banheira, Felipe João, e outros.

Informações dão conta que árvores e galhos caíram sobre a fiação elétrica e puxou postes próximo do Centro. O fornecimento de energia foi restabelecido em algumas localidades por volta das 20:25h; aproximadamente seis horas sem eletricidade.

Em nota ao Serra News, a Enel Distribuição Rio informou que, “o fornecimento de energia foi afetado para alguns clientes, principalmente das regiões de Macaé, Serrana, São Gonçalo e Niterói. A companhia reforçou as equipes de campo e operadores do Centro de Controle para normalizar o serviço o mais breve possível.

No bairro Quinta dos Lontras, algumas casas foram destelhadas e coberturas de metalon foram arrancadas. Telhas e três placas do painel solar de uma residência foram arrancadas com a força do vento e foram parar no quintal vizinho.

Na Secretaria Municipal de Transportes de Cantagalo, parte do telhado onde fica os caminhões e ônibus da Prefeitura Municipal foi arrancado com o vendaval. Informações dão conta que a zona rural também foi duramente atingida.

No Bairro Novo Horizonte (BNH), diversas casas foram destelhadas. Moradores ficaram assustados com a força do vento. Em alguns casos, móveis ficaram totalmente expostos ao tempo, pois o telhado foi todo arrancado. Na RJ-160, entre Carmo e Cantagalo, motoristas devem ter atenção, pois há diversas árvores caídas  na rodovia.

Cidades da região

Também há relatos de algumas residências atingidas e transtornos na cidade vizinha de Cordeiro. Segundo informações, o vendaval foi tão forte na cidade, que arrancou praticamente todos os outdoors do Parque Raul Veiga. Árvores caíram na cidade e também interrompeu o fornecimento de energia por horas. Há relatos de diversas localidades da região sem energia elétrica.

Em nota enviada às 23h de domingo (5), a Enel Distribuição Rio informou:

A Enel Distribuição Rio informa que as fortes rajadas de vento que atingiram a área de concessão, no fim da tarde deste domingo (5), afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente, na região de Macaé, São Gonçalo, Niterói e Serrana. As condições climáticas adversas derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica.

A companhia já restabeleceu o serviço para 50% dos clientes que foram impactados. A distribuidora acrescenta que reforçou as equipes em campo, operadores do Centro de Controle e do Call Center para normalizar o serviço para todos o mais breve possível e seguirá atuando inclusive nesta madrugada. Em alguns casos mais complexos, a Enel Rio trabalha em parceira com a Defesa Civil, que realiza a remoção de árvores para que a distribuidora possa recuperar a rede danificada.

Veja também
error: Content is protected !!