O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Polícia Militar adquire novo modelo de fuzil e viaturas semi-blindadas

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) entregou, na terça-feira (6/12), 122 novas viaturas operacionais parcialmente blindadas, 59 motocicletas e 15 veículos pesados. As viaturas e as motocicletas serão distribuídas entre 36 unidades operacionais da corporação, abrangendo as oito regiões do estado do Rio de Janeiro.

Já os 15 veículos pesados, sendo eles cinco retroescavadeiras, cinco caminhões-prancha e cinco caminhões basculantes, serão distribuídos entre as unidades que atuam na região metropolitana, sob a coordenação dos Comandos de Policiamento de Área (CPAs), além do Comando de Operações Especiais (COE). Com o apoio e a parceria do Governador Cláudio Castro, que esteve presente na cerimônia de entrega no Aterro do Flamengo.

As novas aquisições fazem parte de um pacote de 513 viaturas modelos Duster e picape e 300 motocicletas. Até o final deste ano, serão entregues 305 destes veículos e 61 motocicletas.

Na região do 8º Batalhão de Polícia Militar (Campos dos Goytacazes), por exemplo, foram entregues sete veículos que serão distribuídos dentre os quatro municípios de abrangência do batalhão, são eles: Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

Novo armamento

A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai utilizar no combate ao crime organizado fuzis mais leves, mais compactos e com mira holográfica, de fabricação israelense IWI, calibre 556. O armamento passará a fazer parte do arsenal da Secretaria de Estado de Polícia Militar. O comando da corporação anunciou a aquisição de 600 novos fuzis desse modelo, que começaram a ser empregados pelas tropas operacionais no final de 2022.

whatsapp image 2022 10 11 at 13.08.04.jpeg

O novo armamento vai oferecer maior efetividade nas missões de patrulhamento, sobretudo nas operações em áreas conflagradas. Outra vantagem oferecida pelo novo fuzil é a redução do risco de efeitos colaterais indesejados, especialmente nas ações em áreas densamente povoadas. Isso porque, além da maior precisão, o fuzil de calibre 5,56 tem menor potencial de destruição quando comparado com o calibre 7,62, utilizado atualmente.

Com recursos orçamentários da própria secretaria, a aquisição representou um investimento perto de R$ 9 milhões. Adquirido por meio de adesão à ata de registro de preços da Polícia Militar do Espírito Santo, o armamento foi apresentado ao secretário da PM, Luiz Henrique Marinho Pires, por um especialista da empresa Israelense IWI. A primeira remessa de 300 novos fuzis será entregue em dezembro. A segunda remessa está prevista para o primeiro bimestre de 2023.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!