O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

IFF Cordeiro vira Centro de Referência e poderá se transformar em Campus do IFF

O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) autorizou o funcionamento da atual Unidade de Formação de Cordeiro, na Região Serrana, ligada ao Campus Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, como Centro de Referência de Cordeiro. Mais do que uma mudança de nomenclatura, a elevação da Unidade à Centro de Referência configura uma etapa importante para uma futura transformação em Campus do IFF.

O ato foi publicado na Resolução nº 56, de 22 de dezembro de 2022. Atualmente, o IFF Cordeiro atua com oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico de Nível Médio. A mudança para Centro de Referência possibilita ampliar as ações educativas no município e região, o recebimento de valores extra orçamentários e aumento de pessoal.

“Galgamos um passo importante ao nos tornarmos Centro de Referência como permitido pela Portaria MEC N.º 713, de 8 de setembro de 2021. Poderemos buscar recursos complementares com o MEC/Setec, e é um passo para futuramente Cordeiro se tornar um Campus, com muito mais abrangência”, comemora Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do Campus IFF de Santo Antônio de Pádua.

A proposta também vislumbra a capilaridade territorial, de forma a expandir a abrangência do IFF na mesorregião Centro-Norte Fluminense e permitir a elevação da escolaridade e qualificação dos residentes dos municípios no entorno de Cordeiro. O projeto de criação do Centro de Referência foi elaborado pelo Campus Pádua, com apoio da Reitoria, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, diz que a mudança para Centro de Referência é o último passo para a federalização da unidade. “Vejo isso com muita esperança. Estamos aqui comprometidos com a mudança e com a federalização da unidade para que se torne um Campus do IFF”, diz acrescentando que “já conseguimos a cessão por 20 anos da área onde funciona a escola, fizemos investimentos em reformas do espaço e, agora, tornou-se um Centro de Referência” – disse.

Ainda de acordo com Jefferson, com a mudança de status a unidade passa a ser “vista” pelo Ministério da Educação (MEC). “Ao se tornar um campus, nós vamos ter mais professores, mais técnicos-administrativos e mais orçamento da união para fortalecer a ação educativa nesta região”. O diretor de implantação de Cordeiro, Rubens Zanon, agradeceu a Deus pela oportunidade desta conquista. “Somos muito gratos aos colegas que estão incessantemente nos ajudando por um bem precioso como a educação”.

IFF Cordeiro

IFF Cordeiro oferta Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico Concomitante em Mecânica, sendo 51 alunos regularmente matriculados.
IFF Cordeiro oferta Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico Concomitante em Mecânica, sendo 51 alunos regularmente matriculados.

A Unidade de Formação do Instituto Federal Fluminense de Cordeiro, ligada ao Campus Santo Antônio de Pádua, iniciou suas atividades em fevereiro de 2015, em uma sede provisória cedida pela Prefeitura de Cordeiro. Inicialmente, foram ofertados os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Torneiro Mecânico e Soldador.

Em 2018, foi assinado o termo de cessão de uso de imóvel para o IFF Cordeiro de uma área de 10.567 m², localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, onde atualmente funciona a unidade com oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnico Concomitante em Mecânica, sendo 51 alunos regularmente matriculados.

Ações para 2023

O diretor-geral do IFF acrescenta que, no próximo ano, será feita a entrega da reforma da escola e também a ampliação da oferta de cursos na área de metal mecânica. “Agradeço o apoio da Reitoria, principalmente da diretora Aline Moraes que esteve conosco na elaboração do projeto do Centro de Referência de Cordeiro, e à equipe de Infraestrutura gerida pelo Marcelo”, complementou Arthur Rezende da Silva.

Importância da unidade

Ideia é tornar o Centro de Referência de Cordeiro em um futuro Campus do IFF, com muito mais abrangência em cursos e técnicos.
Ideia é tornar o Centro de Referência de Cordeiro em um futuro Campus do IFF, com muito mais abrangência em cursos e técnicos.

O munícipe, Igor Bonan, acredita que a transformação da unidade em Centro de Referência possibilitará que ‘coisas maiores ainda aconteçam’. “Acredito no potencial desse Centro de Referência do IFF na formação profissional de jovens e adultos de Cordeiro e região. A educação é transformadora e, neste viés, o Centro de Referência é agente para aprimorar a educação e levar seus alunos para serem agentes de transformação educacional e profissional por onde passarem”, ressalta.

Para a professora da área de Mecânica do Instituto Federal Fluminense, Juliana Layber, trata-se de uma grande oportunidade. “Desde 2015 atuando na unidade fico muito feliz em ver o projeto dando certo. Cordeiro pertence a uma região carente de educação profissional e o IFF sem dúvidas se apresenta como oportunidade para jovens e adultos”, diz.

Veja também