O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Guarda Municipal de Nova Friburgo deixará de fiscalizar trânsito

A Guarda Municipal Civil (GCM) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, deixará de atuar na fiscalização do trânsito – aplicar multas, por exemplo, a partir de 1º de outubro. O ato do atual prefeito revoga um decreto do antecessor (Renato Bravo), de agosto de 2020. É o que diz o Decreto municipal 1739, publicado no Diário Oficial de quarta-feira, 28/9.

Ao todo, cerca de 40 guardas municipais estavam aptos a atuar no trânsito, no trabalho de aplicação das medidas administrativas cabíveis e autuações por infrações de circulação, estacionamento e parada, previstas no Código de Trânsito Brasileiro e na legislação municipal aplicável. No entanto, apenas 13 atuavam de fato, juntamente aos 19 agentes de trânsito concursados para essa função específica.

A Prefeitura de Nova Friburgo emitiu nota oficial. “Através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU), informa que a revogação do decreto 672, de 2020, se deu porque os guardas civis municipais precisam ter efetividade somente na segurança pública e, aos poucos, de forma objetiva, o Governo Municipal irá se adequar à legislação federal Nº 13.022, que está vigente e institui normas gerais para as guardas municipais”.

O atual governo municipal acrescentou que “as multas aplicadas pelos guardas municipais seguem valendo até o dia 30/9, último dias em que eles poderão atuar no trânsito”. Ao que tudo indica, a partir de outubro, a fiscalização acontecerá das 08h às 20h, normalmente feita por agentes de trânsito.

Veja também
error: Content is protected !!