O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Onça é flagrada atravessando o Rio Paraíba do Sul, entre Itaocara e Cantagalo

Um lindo registro! Uma onça-parda foi flagrada atravessando o Rio Paraíba do Sul, na localidade de Porto Marinho, entre Itaocara e Cantagalo, interior do Rio de Janeiro. O flagrante foi feito por um pescador, que filmou a cena no último dia 24/03.

Onça-parda

Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo.

Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A onça-parda vive solitária, menos na época de acasalamento. Pesquisas comprovaram que o animal é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos.

Ela consegue alimento em 75% das vezes em que parte para o ataque. A alimentação inclui desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados e catetos), aves e répteis. A espécie é considerada vulnerável e ameaçada de extinção.

Leia também:

Vídeo: Onça continua atacando rebanhos na zona rural de Cantagalo

Veja também