O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Raios atingem com frequência Cantagalo, Itaocara, Itaperuna e São Fidélis

A Enel Distribuição Rio contabilizou, por meio do seu Sistema de Monitoramento e Alerta, 28.988 raios nuvem-solo (aqueles que atingem o chão) em toda a sua área de concessão no mês de janeiro. Os municípios mais atingidos foram Resende, com 2.497 raios, Cachoeiras de Macacu (1.740), Silva Jardim (1.656), Teresópolis (1.525) e Duque de Caxias (1.292).

A Enel atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². Na região de abrangência do portal Serra News diversas cidades foram atingidas: Cambuci (298), Itaocara (504), Aperibé (134), Miracema (292), Cordeiro (39), Cantagalo (476), Duas Barras (133), São Sebastião do Alto (367), Santa Maria Madalena (364), São Fidélis (372), Macuco (26), Trajano de Moraes (346), Bom Jardim (139) e Itaperuna (375).

Janeiro é um mês climatologicamente chuvoso na Região Sudeste do Brasil. Com relação ao Rio de Janeiro, o instituto ClimaTempo informa que as Regiões Serrana, Sul, Costa Verde, Noroeste, Macaé e Magé tiveram um volume maior de chuvas em janeiro, chegando a superar a média histórica dos últimos 30 anos comparando o mesmo período.

Os raios que atingiram a área de concessão da Enel Distribuição Rio também tiveram um aumento de 18%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2021, foi um total de 128.502 incidências de raios nuvem-solo. No topo da lista está a cidade de Cachoeiras de Macacu, com 8.766 raios, seguida de Silva Jardim (8.199), Campos dos Goytacazes (7.354), Resende (6.797) e Macaé (6.176).

Sistema de Monitoramento e Alerta

Além de chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, toda área de concessão da Enel Distribuição Rio e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida.

Esse trabalho é realizado 24 horas por dia, a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para o planejamento e mobilização das equipes minimizando o tempo de restabelecimento em caso de interrupção no fornecimento de energia.

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas em toda a área de concessão da distribuidora e possibilita o planejamento e antecipação para o atendimento das emergências. O programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.

Cuidados dentro de casa durante a tempestade

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;

· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

· Evitar consertos de instalações elétricas;

· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade

· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Veja também
error: Content is protected !!