O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fundador do Lions Clube do Brasil é de Santa Maria Madalena

Nasceu em 12 de outubro de 1893 em Santa Maria Madalena, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Armando Fajardo, o Leão número 1 do Brasil, cujo título foi uma homenagem póstuma aprovada em Convenção Leonística Nacional em reconhecimento a ele que, no dia 16 de abril do ano de 1956, quando contava 59 anos de idade, fundou o Lions Clube do Rio de Janeiro, o primeiro Lions Clube do Brasil.

O Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço que tem por objetivo promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias e promover trabalhos voltados às comunidades em geral. Em 2018, contava com mais de 47 mil clubes locais em 210 países e contava com 1,5 milhões de membros.

Armando Fajardo era filho de tabelião e neto de fazendeiro. Residiu em Santa Maria Madalena até o ano de 1906, quando aos 13 anos de idade mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. Concluiu o nível secundário no internato do Colégio Pedro II e o seu bacharelado foi em Direito. Casou-se em 1924 com a Sra. Branca Tavares Fajardo e não tiveram filhos.

Era um apaixonado pelo esporte, principalmente pelo turfe, tendo exercido a presidência e diversas funções de destaque na diretoria do Jockey Clube Brasileiro. Ocupou ainda vários importantes cargos na vida pública e foi agraciado por muitos títulos honoríficos nacionais e internacionais. Exerceu a função de Secretário-Geral da Universidade do Brasil; Secretário do Conselho Universitário; Oficial de Gabinete de três Ministros de Educação; Primeiro Governador do Distrito L-3, Secretário dos Institutos de Alta Cultura Luso-Brasileiro, Franco-Brasileiro e Teuto-Brasileiro e foi um dos fundadores do primeiro Reitorado do Brasil.

Fundador do Lions Clube do Brasil é de Santa Maria Madalena

Indubitavelmente, a nobre iniciativa do doutor Armando Fajardo em trazer para o Brasil a maior associação de clubes de serviços do mundo, traduz-se em grande honra e orgulho para os seus conterrâneos, pois, como homem de grande valor soube dignificar a sua terra natal, Santa Maria Madalena e elevar a pátria brasileira.

Em 31 de outubro de 1976, como parte das homenagens do JUBILEU DE PRATA de fundação do Lions clube no Brasil, foi fundado o Lions Clube de Santa Maria Madalena, em solenidade realizada na sede social do Clube Montanhês, quando foi empossada a sua diretoria tendo como Presidente Glauco Antônio Lima Prunes. Também nesse mesmo dia, a Associação Internacional de Lions Clubes inaugurou o busto do Dr. Armando Fajardo na Praça Frouthé, principal praça de Santa Maria Madalena.

Dois anos antes, em 12 de outubro de 1974, o Lions Clube de Campos de Goytacazes fez instalar na parede da varanda da grandiosa casa em que Armando Fajardo nasceu, localizada na Rua Gwyer de Azevedo, n⁰ 31, centro, uma placa de mármore, em homenagem ao patrono do leonismo no Brasil.

Com dinamismo e fala cativante, Armando Fajardo empenhou-se até o fim de sua vida difundindo os ideais leonísticos ao também apadrinhar a fundação de muitos outros Clubes de Lions por este Brasil afora, inclusive em países da América do Sul. Em 1953 tornou-se o primeiro governador do Distrito Leonístico do Brasil e posteriormente foi nomeado Conselheiro de Lions Internacional. Armando Fajardo faleceu aos 76 anos, em 12 junho de 1969, na cidade do Rio de Janeiro.

Fundador do Lions Clube do Brasil é de Santa Maria Madalena

Em reconhecimento aos notáveis serviços realizados em prol do Leonismo em todo o território nacional, por justo mérito recebeu o Título de PATRONO DO LEONISMO BRASILEIRO. São inúmeras as homenagens à memória desse imortal madalenense em todo o Brasil, como a que foi feita pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro ao batizar uma importante praça em Madureira com o seu nome, além do Lins Clube Madureira ter inaugurado nesse mesmo espaço público um busto em sua homenagem.

Na Rua México, n⁰ 11, 18⁰ andar, centro do Rio, funciona a FUNDAÇÃO ARMANDO FAJARDO.

Nestor Lopes – Serra News

Veja também
error: Content is protected !!