O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Historiadora Janaína Botelho assume Academia Friburguense de Letras

A historiadora Janaína Botelho, colunista e autora do Serra News, tomou posse como presidente da Academia Friburguense de Letras no dia 07 de janeiro. Com dois livros publicados como “O Cotidiano de Nova Friburgo no final do século 19” e “História e Memória de Nova Friburgo”, a historiadora colaborou ainda com o artigo “Terras Frias: um ensaio sobre a reforma agrária na fazenda Rio Grande” no livro Teia Serrana II, “As Posturas Policiais de Nova Friburgo no século 19” no livro “Memórias do legislativo Friburguense” e com a acadêmica Thereza Malcher que escreveu o livro infanto-Juvenil “O Zum Zum Zum das Montanhas”.

Está previsto para março o lançamento de um novo livro, o romance histórico escrito em parceria com o acadêmico George Pacheco, “O fabuloso Dr. Palhares”. Roteirista, escritora, autora e produtora de documentários fascinantes, sua conta no YouTube já registra mil vídeos sobre a história da Região Serrana Fluminense e o portal Serra News tem o privilégio de exibir quinzenalmente – de graça – através do Facebook os documentários que enaltecem a história e a cultura de nossa região.

Como vice-presidente assume o escritor Wander Lourenço, autor dos livros “Iniciação à Análise Textual”, “O Enigma Diadorim”, entre outros. Dirigiu documentários como “Carlos Nejar – Dom Quixote dos Pampas”, “Nélida Piñon, a dama de pétalas” e O Cravo e a lapela”. O evento de posse da nova mesa da Academia Friburguense de Letras contou também com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon.

Nas redes sociais, o prefeito friburguense compartilhou o momento. “Ficamos honrados pelo convite de estar nesse importante momento dessa instituição histórica de Nova Friburgo, que fomenta o conhecimento, a cultura e a educação. Desejamos um mandato de muita sabedoria e que a Academia Friburguense de Letras continue tão bem representando o nome da nossa cidade” – disse Johnny Maycon.

Em entrevista ao portal Serra News, Janaína Botelho adiantou o seu primeiro projeto. Pretende produzir o registro oral da história política de Nova Friburgo desde o prefeito Feliciano Costa até Heródoto Bento de Mello, em parceria com o professor Jorge Carvalho, ex-secretário de Educação do município. Por fim ela disse que muitas novidades virão, pois os integrantes de sua equipe, a exemplo do diretor cultural o médico e acadêmico Alfredo Henrique e o seu vice-diretor Wander Lourenço estão muito motivados.

Veja também
error: Content is protected !!