O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Anvisa cancela autorização de spray contra Influenza e Covid no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do spray nasal Taffix contra a Covid-19 e Influenza, da empresa farmacêutica Belcher, nesta quarta-feira (19). O spray israelense é fabricado pela empresa Nasuspharma. De acordo com a agência, não houve comprovação de segurança e eficácia do produto.

A partir de fevereiro, consumidores de todos o Brasil teriam a oportunidade de adquirir o spray nasal contra infecções causadas pelo vírus da Covid-19 e pelo da Influenza. A promessa do spray era proteger contra até 99% dos vírus que entram pelas células do nariz.

A solicitação de aprovação do produto foi encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Belcher Farmacêutica no início de janeiro. O produto é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.

No entanto, a Anvisa cancelou nesta quarta-feira (19) o registro do produto no Brasil. Segundo a Anvisa, após a autorização de notificação, nenhum estudo clínico que comprovasse a eficácia contra o coronavírus Sars-Cov-2 foi apresentado.

Proteção

De acordo com a fabricante, ao ser utilizado, o produto forma uma camada protetora de gel no nariz, o que garante uma proteção contra os vírus durante cerca de cinco horas. Essa camada protetora é formada 50 segundos após a inalação.

As evidências de proteção foram comprovadas por meio de vários estudos laboratoriais, entre eles os realizados na Universidade da Virgínia e pelo Ministério da Saúde de Israel. Recentes estudos comparando a eficácia do spray já foram revisados e publicados em diversas revistas.

Comercialização

O produto já é comercializado em mais de 30 países. Não é necessária receita médica para a compra do spray nesses países, apenas para menores de 12 anos e gestantes. A recomendação de uso de máscaras deve ser mantida. O remédio não substitui a vacina contra a Covid-19.

Veja também
error: Content is protected !!