O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo promove I Seminário sobre Panorama da Atenção Psicossocial

No dia 17 de dezembro aconteceu o I Seminário sobre a Atenção Psicossocial do município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. De caráter intersetorial, o seminário deve por objetivo apresentar os serviços já desenvolvidos no município em todos os níveis do Sistema Único de Saúde, bem como abrir um amplo debate e levantamento de demandas locais, tais como ações contra o suicídio e automutilação; uso abusivo e precoce de álcool e drogas; uso indiscriminado de psicotrópicos; entre outras.

O Seminário foi desenvolvido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo. O Conselho Municipal de Saúde de Cantagalo tem como presidente desde outubro de 2021, a Dra. Aretuza Pires dos Santos Lattanzi, que desde então já começou a fazer diferença, como a reestruturação do Regimento Interno de acordo com bases legais, atuação, participação e desenvolvimento de ações intersetoriais.

A metodologia utilizada na estruturação do Seminário foi de destaque e obteve elogios de conselheiros estaduais. “Pensar em saúde mental de forma ampliada é pensar no ser humano de forma integral e integrada a todo um sistema. E não há como promover saúde, em seu conceito mais amplo, com eficiência e eficácia, sem atuação no desenvolvimento humano de forma holística; o controle social está aqui para somar” – destaca Aretuza.

O Seminário contou com a presença do Poder Legislativo, através de Matheus Arruda (PP); do secretário de Saúde, Márcio Barbas, da Coordenação de Atenção Básica, Janaína Guzzo; da Fundação Pestalozzi de Cantagalo e Asilo Viscode do Pinheiro, na figura de Madalena Bard; do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), na figura de Irene França; do Hospital de Cantagalo, na figura de Diovani Duarte e do Dr. Adalberto Macedo.

O Seminário foi finalizado com uma roda de conversa integrativa e comunitária envolvendo os palestrantes e todos que estiveram presentes no evento. Dentre as discussões sobre o tema, foram abordados o consumo de álcool e drogas por grande número de jovens no município, bem como ações efetivas contra o suicídio e automutilação, e até uma possível política de atenção psicossocial em Cantagalo.

Veja também
error: Content is protected !!