O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Macuco apresenta Plano de Contingência para Desastres

A mudança de estação e o aumento das chuvas faz os municípios se prepararem para quaisquer eventualidades advindas de desastres naturais. Nesse caso, um Plano de Contingência de Desastres é essencial, pois garante uma programação prévia e alternativa visando antever eventos inesperados para agir em caso de possível estado de calamidade pública, identificando ações que sejam contundentes e se adequem à minimização de impactos.

Idealizado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Macuco, que integra a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil, o Plano de Contingência de Desastres foi apresentado ao prefeito Bruno Boaretto pelo secretário Firmo Daflon e equipe nesta quarta-feira, dia 13. O plano prevê ampla mobilização em casos de deslizamentos, inundações, vendavais e processos geológicos ou hidrológicos, apontando os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos nas respostas emergenciais.

Na conversa com o prefeito, a equipe de Defesa Civil explicou que o planejamento é capaz de apontar de forma precisa as ações e responsabilidades para o enfrentamento de situações adversas, orientando e organizando intervenções de controle e combate às consequências e impactos de determinado evento. “É um programa de resposta elaborado na normalidade para que saibamos as decisões acertadas em caso de eventos extremos”, acrescentou Firmo Daflon.

Por Ricardo Vieira

Veja também
error: Content is protected !!