O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Incêndio criminoso consome grande área de pastoreio em Cantagalo

O Destacamento do Corpo de Bombeiros de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, foi acionado por volta das 15h para tentar conter um incêndio em grande área de pastoreio entre os bairros São Pedro II e Chácara da Banheira.

Ainda na noite desta sexta-feira (17), bombeiros tentavam conter as chamas que se aproximava de algumas residências na Chácara da Banheira. O fogo continuou se alastrando e atingiu a área alqueires do Horto Municipal de Cantagalo. O incêndio só foi controlado na manhã deste sábado (18).

Lembrando que atear fogo em terrenos baldios e na vegetação é crime ambiental passível de multa. Até mesmo pessoas que colocam fogo para “limpar lixo” podem ser punidas. A Lei de Crimes Ambientais prevê reclusão de dois a quatro anos e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08).

Como prevenir incêndios?

Não jogue pontas de cigarro em áreas florestais: essa é uma dica que parece simples, mas infelizmente ainda é um mau hábito que pode causar incêndios às margens das rodovias.

Não utilize o fogo para a queima de lixo doméstico: além de prejudicar o meio ambiente a prática é considerada crime, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998.

Não lance fogos de artifício em locais de vegetação: o que pode ser apenas uma brincadeira pode acabar gerando estragos na natureza e matar animais silvestres.

Nunca abandone fogueiras ou braseiros sem antes se certificar que o fogo foi totalmente extinto: fagulhas podem ser levadas pelo vento e podem espalhar as chamas.

Não use fogo na limpeza de terrenos: se você tiver um lote ou propriedade no campo, evite usar o fogo na limpeza do terreno. A prática que é primitiva também é vetada em Lei.

Para proteger grandes áreas de plantação, promova aceiros: aceiros são faixas de solo nu limpas de qualquer vegetação. Com os aceiros, em casos de incêndios, o fogo não se espalhará.

Queimadas para plantio só com autorização: nos casos de preparação do solo para o plantio, queimadas controladas devem ser previamente autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

OBS: Provocar incêndios sem autorização é crime ambiental! A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08). Para denúncias, ligue para 0800 61 8080.

O que fazer em casos de incêndios?

A principal recomendação para quem observar algum foco de queimada em áreas florestais é a denúncia. Denúncias podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193, ou também, geralmente, pela Secretaria de Meio Ambiente da sua cidade.

Veja também
error: Content is protected !!