O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Seca no Rio Paraíba do Sul atinge produtores da zona rural de Cantagalo

Cadê a chuva?! Produtores rurais, pescadores e ribeirinhos vem sofrendo mais uma vez com a estiagem e o período de seca no Rio Paraíba do Sul, onde o nível do curso de água diminui drasticamente. Ao passar dos anos a situação fica mais crítica, devido aos constantes abalos climáticos e a destruição da natureza.

Em algumas propriedades de São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo, divisa com o Estado de Minas Gerais, por exemplo, produtores sofrem até para dar de beber ao rebanho, isso porque já falta água nos córregos e riachos que desembocam no Paraíba do Sul. Para se ter uma ideia, em alguns casos, falta esse líquido precioso para os animais domésticos e até para o próprio consumo dos moradores residentes nos sítios.

Seca no Rio Paraíba do Sul atinge produtores da zona rural de Cantagalo
Onde antes passava um riacho, hoje só existe terra seca. As imagens são do colunista Sebastião Paula Silva.

O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, segundo dados de afluência do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período dos últimos meses de setembro a março. Os institutos de meteorologia já estavam alertando que as chuvas do último período úmido, de novembro de 2020 a abril de 2021, seriam abaixo da média.

No mesmo período do ano passado, A Secretaria de Agricultura de Cantagalo socorreu os produtores de São Sebastião do Paraíba, o que também ocorreu nos últimos dias 9 e 10 de agosto de 2021. Um caminhão pipa foi usado para abastecer – mesmo que temporariamente – produtores do distrito.

Na visão do deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), a crise hídrica já está impactando o estado do Rio de Janeiro. O parlamentar acredita que é preciso ter menos dependência do modelo de energia baseada em recursos hídricos, e aponta caminhos para isso com proposições da Câmara, como o Projeto de Lei 414/2021, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

A situação da zona rural de Cantagalo é crítica, pois caso não chova nos próximos dias (cujo a previsão não coopera), outras propriedades poderão ficar sem água até para o consumo próprio.

Seca em São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo - RJ
Produtores rurais de São Sebastião do Paraíba não tem água para o rebanho e nem para o consumo próprio.

Meio Ambiente

Vale ressaltar que a cada ano que passa o volume de chuvas vem diminuindo assustadoramente, e o homem contribui muito para isso, em relação as mudanças cromáticas. Desmatamentos, queimadas, mal uso do solo e não preservar adequadamente os cursos d’águas.

Os primeiros passos a seguir é o plantio de árvores em toda a extensão dos córregos, riachos e ribeirões, realizando o isolamento com cercas, principalmente, ao entorno das nascentes, para que haja a proteção do olho d’água e a vegetação nativa cumpra o seu papel.

Esse trabalho deve ser engajado o mais rápido possível, e para isso acontecer, a Secretaria de Meio Ambiente do município precisa orientar os produtores com seus engenheiros e técnicos ambiente. Ou se toma essa atitude hoje, ou num futuro não tão distante, o problema hídrico vai ser agravar e muito, não só na zona rural, mais como também nas cidades.

O futuro hídrico não é para se resolver no futuro, é para se resolver para ontem! Já estamos muito atrasados. Senhores governantes, olhem para esse problema, olhem para as causas ambientais, pois não há mais tempo a perder. Fica o meu alerta!

Brasil vive pior crise hídrica dos últimos anos e Rio de Janeiro sofre impacto energético

Previsão

O começo desta semana foi marcado por temperaturas altas a tarde e sensação de calor no estado do Rio. A partir de quarta-feira (11), a passagem de uma frente fria no Brasil vai aumentar a nebulosidade no estado do Rio, aumentando as condições para chuva, entretanto, chuva fraca.

A previsão indica chuva fraca já na quarta na região da capital, Angra dos Reis em Niterói e demais áreas da faixa litorânea do estado. O tempo segue instável com chuva até a sexta-feira (13), na Região Metropolitana do estado, em áreas da Região dos Lagos e no Médio Paraíba.

As temperaturas diminuem em relação ao começo da semana que foi marcada por sensação de calor.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!