O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prumo anuncia Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu no Norte Fluminense

A Prumo Logística, parceria entre o fundo americano EIG Global Energy Partners e a Mubadala Investment Company, está se preparando para desenvolver na região Norte Fluminense o Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu. No último dia 06/08, o grupo que desenvolve o Porto do Açu deu mais um passo importante para a viabilização do projeto ao iniciar o processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama. O Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu, composto por 144 aerogeradores de 12 a 15 MW, terá potência total instalada de até 2,16 GW.

O Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu foi dividido em 4 Parques Eólicos Offshore (PEO):Ventos do Açu 1, Ventos do Açu 2, Ventos do Açu 3 e Ventos do Açu 4. Cada PEO possuirá 540 MW de potência total, garantida por meio da instalação de 36 aerogeradores em cada parque. Além da porção marinha compreendida pelos quatro parques offshore, foram considerados dentro da área de estudo a passagem dos cabos submarinos de exportação de energia e transição terra-mar, subestação onshore e as Linhas de Transmissão em terra até a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) em Campos dos Goytacazes.

A Prumo Logística ressaltou ainda que o empreendimento ficará localizado entre uma distância mínima de 20 km e máxima de 54 km, da costa dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense, com profundidades que variam entre 14 e 67 metros. O Açu já conta com calado e capacidade portuária operacional adequadas para o desenvolvimento do Complexo Eólico.

A Ficha de Caracterização da Atividade – FCA protocolada no Ibama no dia 06/08 é o primeiro passo do processo para obtenção da licença prévia do projeto. O próximo passo será a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental. Devido ao pioneirismo da atividade no Brasil, a expectativa é que a avaliação de estudos de impacto ambiental desta natureza pelo Ibama seja feita entre 18 e 24 meses.

Veja também
error: Content is protected !!