O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores contém incêndio no Mirante de Santa Rita de Euclidelândia, em Cantagalo

Com vassouras e utilizando a técnica de contrafogo, dois moradores conseguiram controlar as chamas de um incêndio em vegetação no pasto do Mirante de Santa Rita de Euclidelândia, 3º distrito de Cantagalo, na Região Serrana do Rio.

O incêndio começou por volta das 22h deste domingo (22) e só foi ser controlado às 5h desta segunda-feira, pelos próprios moradores que fizeram contato com o Serra News.

Segundo eles, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar no local, não colaboraram no combate as chamas, alegando que o capim estava muito alto. A equipe da corporação foi embora do local.

“Um absurdo! Se tivéssemos ajuda poderíamos ter contido as chamas mais rápido. O fogo poderia consumir todo o mirante e matar os animais […] Eu vi tatu correndo do fogo desesperado, dá pena […]” – disse um dos moradores.

Baixa umidade do ar

No dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o estado de alerta para baixa umidade relativa do ar em boa parte do Brasil. Por aproximadamente uma semana, os ventos nos níveis mais elevados da atmosfera vão formar a barreira que vai impedir a entrada do ar frio de origem polar sobre o país.

De acordo com o INMET, a umidade relativa do ar vai variar entre 15% e 30% no estado do Rio de Janeiro, até a próxima quinta (26). Há risco de incêndios florestais e à saúde, além do ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz – disse o instituto.

Como precaução, o Inmet indica que se beba bastante líquidos, que se evite o desgaste físico e exposição nas horas mais secas e quentes do dia. Em caso necessário de apoio, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Meteorologia alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias no RJ

Veja também
error: Content is protected !!