O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Criminosos clonam WhatsApp com facilidade; saiba como evitar

De repente, você percebe que foi vítima de um golpe virtual. Os principais ocorrem por meio da clonagem do número de telefone ou na invasão do aparelho celular pelos criminosos. O objetivo é quase sempre para o roubo de informações pessoais, como senhas bancárias e contatos da agenda telefônica, por exemplo.

Mas agora, os golpistas estão usando uma nova modalidade de golpe, que além de clonar o número do seu celular, enviam mensagens pelo aplicativo WhatsApp para pedir dinheiro por meio de transferência, alegando bloqueio de senha bancária, ou que está necessitando do dinheiro para fins de saúde ou algo do tipo.

Na Região Serrana do Rio, a redação do portal Serra News tem recebido inúmeras mensagens relatando esse tipo de golpe. Um hacker clona o número da pessoa e se passa por ela, tentando obter transferências bancárias de amigos mais próximos e familiares, geralmente sob o pretexto de urgência. Por acreditarem que se trata de uma urgência, as pessoas enviam o dinheiro que, na verdade, é roubado.

Como clonam o WhatsApp?

Poucos minutos depois de postar um anúncio na OLX , um cidadão recebeu uma ligação de um homem que dizia ser funcionário da plataforma de classificados. O rapaz disse que precisava confirmar os dados para finalizar a publicação do anúncio e que, para isso, precisava que ele passasse um código que seria enviado por SMS. Assim como muitos outros brasileiros, ele foi mais uma vítima de um golpe que vem se tornando cada vez mais frequente: a clonagem do WhatsApp.

Para controlar a conta de WhatsApp de alguém, porém, o criminoso precisa do código de verificação que o aplicativo de mensagens envia por SMS para o número de celular cadastrado. E é por isso que o fraudador entra em contato com a vítima solicitando esse código, e usando uma desculpa qualquer para que a pessoa não perceba que o número passado é, basicamente, a senha de acesso ao seu WhatsApp.

Na maioria das vezes, a história que as vítimas escutam é justamente a mesma que este cidadão acima ouviu: o criminoso se passa por funcionários de empresas de anúncios online, como OLX e Mercado Livre . Isso porque é justamente de lá que eles tiram os números de telefones das vítimas, que ficam expostos nos anúncios.

Como se proteger?

– Instale uma solução de segurança em seu celular capaz de identificar tentativas de clonagem de WhatsApp;

– Ative a autenticação em dois fatores, dessa forma você poderá criar uma senha que será uma camada extra de segurança para sua conta de WhatsApp;

– Em caso de compras online, procure pelo selo de verificação nos perfis das redes sociais das marcas e nunca passe informações pessoais e nenhum código que foi enviado para o seu celular;

– Não deixe o celular desbloqueado perto de pessoas desconhecidas, pois é possível que elas se conectem ao WhatsApp Web e tenham acesso às suas mensagens. Para verificar se alguém está acessando sua conta, clique nos três pontinhos no canto superior direito dentro do aplicativo e selecione “WhatsApp Web”. Se alguém estiver ativo, irá aparecer o nome do dispositivo no qual ele está conectado. Para sair basta clicar em “Desconectar de todos os aparelhos”.

Veja também
error: Content is protected !!