O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo foi representado no Encontro de Preservação de Patrimônio de Rio Bonito

Rio Bonito sediou o V Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense, atendendo os protocolos de saúde das autoridades sanitárias. O evento foi realizado entre os dias 06, 07 e 08 de agosto, com o objetivo de debater assuntos relacionados à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

O município de Cantagalo foi representado por um palestrante, o grande incentivador da cultura regional, professor e restaurador Gilson Andrade. Quem o acompanhou no evento foi o renomado historiador cantagalense Gilberto Cunha. A esposa de Gilson, Fátima Aparecida Leite cobriu o evento com os registros fotográficos. “Só há um meio eficaz de assegurar a defesa do patrimônio de arte e de história do país; é a educação popular”, disse Rodrigo Melo Franco de Andrade.

V Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense
Fotos: Fátima Aparecida Leite

Durante o evento foram debatidos assuntos da educação patrimonial, arqueologia, museologia, entre outros, relacionados à preservação do patrimônio cultural e natural somado ao desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. As palestras foram ministradas por ativistas do patrimônio, historiadores, conservadores/restauradores, museólogos, arqueólogos, entre outros. Houve também um city tour no Centro Histórico e fazendas históricas de Rio Bonito.

Na noite dos dias 6 e 7 de agosto, houve também apresentações com grandes nomes da música instrumental brasileira no Festival Gastronômico Bossa Jazz e Blues, que aconteceu entre as 19:40 ás 22:30h. Considerando a pandemia de COVID-19, o evento teve inscrições limitadas nesta edição.

Festival Gastronômico Bossa Jazz e Blues do Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense
Festival Gastronômico Bossa Jazz e Blues do Encontro de Preservação do Patrimônio Cultural do Leste Fluminense

O evento foi promovido pelo Rio Bonito Antigo, Rio Bonito Jeep Turismo Rural, CDL, Hotel Indiano, Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI) IPHARJ, Museu da Humanidade com apoio institucional da Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH)., INEPAC, Seretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro,IAPAC, CAU,Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sistema Estadual de Museus-RJ, IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil, Casa Oswaldo Cruz, IBPA, Instituto Brasileiro de Pesquisa Arqueologica e empresas da cidade.

Houve também um city tour no Centro Histórico e fazendas históricas de Rio Bonito
City tour no Centro Histórico e fazendas históricas de Rio Bonito
Veja também
error: Content is protected !!