O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Búzios é a primeira cidade do Brasil a liberar a cannabis medicinal

Depois de muitas discussões, a Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, avançou no tratamento de crianças autistas e aquelas que apresentam crises convulsivas recorrentes ao autorizar a prescrição do canabidiol. A proposta de liberação do receituário para aquisição do medicamento foi aprovada no último dia 20, durante a VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo município no Espaço Cultural Zanine.

Búzios é a primeira cidade do Brasil a incluir a cannabis medicinal na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). O assunto já havia sido pauta da conferência de 2019 e, nesta edição, foi aprovado por unanimidade.

A conferência tratou do tema “Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos — Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”. Na ocasião os participantes apresentaram projetos sobre a temática do evento e, além da prescrição do canabidiol como potencial terapêutico, também foi proposto facilitar o acesso ao medicamento gratuitamente.

“Hoje temos no município de Armação dos Búzios cerca de 300 crianças autistas e não temos, ainda, o número total de crianças portadoras de transtorno mental. Não só as crianças autistas serão beneficiadas, mas também aquelas que apresentam crises convulsivas recorrentes”, disse a Secretaria de Saúde de Búzios.

O projeto é inovador no país e vai beneficiar principalmente quem não tem condições de arcar com os custos do medicamento, que importado custa em torno de R$ 2 mil. A Prefeitura de Búzios disse que a Secretaria de Saúde está preparando uma nota técnica referente aos benefícios da cannabis medicinal.

Veja também
error: Content is protected !!