O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Balões são apreendidos por brigadistas em Petrópolis e Teresópolis

Moradores de cidades da Região Serrana do Rio se depararam com balões sobrevoando o céu no último domingo (11). Os flagrantes foram em Petrópolis e Teresópolis. Nas duas cidades houve registro de queda de balões, que foram apreendidos por brigadistas.

Em Petrópolis, um balão de aproximadamente 10 metros foi apreendido pelo esquadrão de plantão da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal após a equipe receber denúncias de sobrevoo na localidade do Morro da Antena. O objeto foi apreendido na localidade de Caititu.

Ao todo, 12 brigadistas participaram da ação. O responsável pelo balão não foi identificado.

Já em Teresópolis, outro balão foi apreendido por brigadistas após cair próximo a uma área residencial. Nas redes sociais, pessoas relataram ter visto balões sobrevoando a região.

“Pedimos a toda população que se conscientize, pois esse é um grande perigo, não somente à nossa fauna e flora, mas também às nossas casas e à vida humana”, alertou o ICMBio Teresópolis.

A prática de fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime, de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, e pode causar acidentes graves, tendo em vista a probabilidade de cair aceso em florestas, residências e áreas industriais de produtos inflamáveis, produzindo grandes prejuízos ambientais e patrimoniais, além de colocar a integridade física das pessoas em risco, ameaçando até mesmo o tráfego aéreo.

A pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato, ou então pela página oficial do órgão nas redes sociais.

Para envio de informações sobre incêndios florestais ou balões na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, basta entrar em contato por aplicativo de mensagem com o número (21) 9 9666-8833.

Veja também
error: Content is protected !!