O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Covid: Cantagalo e Macuco registram diminuição de casos ativos e óbitos; Cordeiro tem aumento

Enquanto as cidades circunvizinhas Cantagalo e Macuco, na Região Serrana do Rio, registraram diminuição nos casos ativos e mortes por Covid-19 no intervalo das últimas duas semanas, Cordeiro teve aumento no número de casos ativos nesse período e registrou duas novas mortes pela doença. Os dados levam em conta informações oficiais dos boletins epidemiológicos dos respectivos municípios, no intervalo dos últimos 14 dias até 24 de junho.

O último óbito registrado em Cantagalo foi em 10 de junho, onde chegou a marca atual de 50 mortes por Covid-19. Nesta mesma data – há duas semanas atrás – o município registrava 155 casos ativos da doença. Os casos diminuíram e no último boletim divulgado pela Prefeitura, na noite de 24 de junho, o número de casos ativos na cidade é de 66.

Em Macuco a situação é parecida. O último óbito por coronavírus registrado no município foi em 08 de junho, chegando ao total atual 24. Nessa mesma data, o município somava 35 casos ativos. Duas semanas depois, Macuco tem atualmente 19 casos ativos de coronavírus, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura em 22 de junho.

Já em Cordeiro a situação é diferente. Nas últimas duas últimas semanas, a cidade teve aumento no número de casos ativos de Covid-19 e registrou três novos óbitos, sendo o mais recente neste 24 de junho, chegando ao total atual de 49 óbitos pela doença. O número de casos ativos em 10 de junho era de 43. Quatorze dias depois, no boletim de 24 de junho, o número de casos ativos subiu para 66.

Mapa de Risco Covid-19

MostrarImagem

A 35ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada em 18 de junho pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro apresentou melhora do cenário epidemiológico, passando para a bandeira amarela (risco baixo de contrair a doença). Entre as cinco regiões com bandeira amarela, Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea e Norte se mantêm com risco baixo desde a última análise, já a Metropolitana II passou de risco moderado (laranja) para baixo.

A análise compara a semana epidemiológica 22 (30 de maio a 5 de junho) com a 20 (16 a 22 de maio) de 2021. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 18% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 30% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (18), são 66% para leitos de UTI e 42% para leitos de enfermaria.

 

Veja também
error: Content is protected !!