O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Dono da Fazenda Sant’Ana recebe alunos de Cantagalo em passeio cultural

Alunos de um curso de desenho com o professor Gilson Andrade, tiveram uma tarde maravilhosa no feriado de Corpus Christi, no último 03 de junho. Numa ação cultural, eles visitaram a histórica Fazenda Sant’Ana, localizada no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Participaram do passeio quatro alunos acompanhados dos responsáveis, além dos professores Gilberto Cunha, Erenita Pietrani, Tainá Leite, Gilson Andrade e sua esposa Fátima Aparecida, e também o proprietário da fazenda, o Dr. Renato Monnerat Lutterback.

“Em janeiro deste fui procurado por um pequeno grupo de alunos entre 9 e 13 anos, desejando aulas online de desenho. Desde então, as aulas tem ocorrido de forma particular e a evolução destes estudantes tem acontecido rapidamente. Alguns os alunos mostraram interesse em retratar prédios do município de Cantagalo e, como sou ligado à manifestações do patrimônio histórico, sugeri entre os temas o desenho da Sant’Ana” – relatou o professor Gilson Andrade.

Cada aluno do curso então reproduziu em desenhos a fazenda histórica de Cantagalo. Nesta quinta-feira (3/06), eles foram acompanhados dos professores Gilson Andrade e Gilberto Cunha à Fazenda Sant’Ana e foram cordialmente recepcionados pelo Dr. Renato Monnerat Lutterback para um riquíssimo e agradável passeio pela propriedade. Em março, o Serra News reproduziu um documentário e mostrou a visita de um grupo de suíços à fazenda, onde na ocasião foi inaugurado o Centro de Memória Martin Nicoulin. (Reveja)

Dono da Fazenda Santa'Ana adora desenhos dos alunos de Cantagalo

De acordo com Gilson, os jovens ficaram encantados por conhecer a rica história da Fazenda Sant’Ana, saber detalhes da produção cafeeira da época, perceberem como a propriedade é importante para a história da região e por observar todo o trabalho minucioso de preservação da cultura local. Além disso, comentaram ter ficado impressionados ao conhecer, por exemplo, a planta e a semente do café; o cambucá; pau-brasil e outras belezas naturais que serão inspiração para futuros desenhos e pinturas.

Sempre apaixonado pela história de Cantagalo e da região, Dr. Renato Monnerat Lutterback recebeu com entusiasmo a turma de alunos. “Nós temos uma história muito rica e pouco divulgada. O que eu passo para essas crianças é que eles sejam bons no que fazem aqui, na nossa cidade, que eles não precisem sair para serem bons em outro lugar, que eles cresçam em suas áreas e criando oportunidades no nosso lugar” – disse Dr. Renato ao Serra News.

Histórica Fazenda Santana em Cantagalo

Os alunos costumam postar seus trabalhos no Instagram e motivados com uma ótima repercussão de seus trabalhos, tentaram um contato com o proprietário da Fazenda Sant’Ana com desejo de presenteá-lo com suas pinturas. Dr. Renato, por sua vez, aceitou a ideia com entusiasmo, com a condição de todos respeitarem os cuidados de prevenção a Covid-19 e não entrarem no interior, pois muito idosos não poderiam ter contato próximo. Assim então foi realizado o passeio cultural.

“Dr. Renato foi muitíssimo atencioso e ficou extremamente contente ao perceber a boa educação e interesse dos jovens, sempre atentos e perguntando detalhes sobre a história local, ficando muito feliz quando recebeu os desenhos e pinturas dos alunos, que terão lugar destacado na fazenda. Foi um dia inesquecível para as crianças, principalmente por conhecerem tantas novidades com segurança e apoio dos pais” – destacou o professor Gilson.

Participaram do passeio as alunas Raissa Veloso; Ana Clara Veloso; Raíssa Ornellas e Beatriz Pereira (três membros, Ruan Azevedo, Júlia Terrason e Cecília Figueiredo não puderam comparecer, mas enviaram seus desenhos). Eles estavam acompanhados dos responsáveis, além dos professores Gilberto Cunha, Erenita Pietrani, Tainá Leite, Gilson Andrade e sua esposa Fátima Aparecida, e também o proprietário da fazenda, o Dr. Renato Monnerat Lutterback.

Os jovens artistas desejam criar uma série representando o patrimônio cultural de nossa região e sonham com uma futura exposição de suas obras para que a população conheça de perto sua arte. Para que tiver interesse em conhecer procure no Instagram: @myarts51, @aquarelando1821, @meus_desenhos_132021 ou @alice_ornellass.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais