O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Secretaria de Saúde de Friburgo divulga novas variantes da covid circulando na cidade

Um estudo recente conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fez o sequenciamento genético de amostras aleatórias para verificar novas variantes da Covid-19 em circulação no território fluminense. Na ocasião, houve a confirmação da circulação das linhagens P1, P2 e B.1.1.7, com predominância da P1 nesta terceira onda da pandemia no estado.

Após a divulgação do estudo, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que foram detectados sete pacientes no município com as novas variantes P.1 e B.1.1.7. Dos sete pacientes, são cinco homens e duas mulheres (com 31, 41, 44, 51, 58 e 73 anos de idade). Desses, seis foram acometidos com a variante P.1 e um com a variante B.1.1.7. Nenhum deles evoluiu para óbito e todos seguem sendo monitorados com investigação epidemiológica para acompanhamento. Até o momento, não há nenhuma evidência sobre a circulação de outra variante, como a indiana, na cidade.

Desde que a variante B.1.1.7 do novo coronavírus surgiu no Reino Unido, pesquisadores se concentraram em determinar se a nova cepa seria mais virulenta ou mais mortal do que o vírus original. Já a variante P1 surgiu em dezembro passado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão, em viajantes que voltaram da região amazônica. A variante P1 é pouco conhecida, mas provoca alerta no mundo por ser mais contagiosa, levando vários países a suspender os voos procedentes do Brasil.

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o apelo para que todos façam a sua parte no enfrentamento à pandemia da Covid-19, adotando todas as proteções recomendadas pela autoridade de saúde. Use máscara sempre, higienize frequentemente as mãos com água e sabão ou utilize álcool gel e evite aglomerações, seja em ambientes fechados ou abertos.

Veja também
error: Content is protected !!