O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vereador indica canal de atendimento psicológico à população de Cantagalo

 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no mundo, diversos estudiosos da saúde mental já previam uma catástrofe: transtornos psicológicos como ansiedade e depressão motivariam uma grande onda de estragos à saúde. E eles estavam certos.

Estamos insones, estressados, mais ansiosos e depressivos — sobretudo por tantas perdas para um vírus ainda invencível. E, claro, cansados de não poder abraçar ou estarmos mais próximos de todos aqueles que amamos.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. Além das preocupações quanto à saúde física, trouxe também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população geral e pelos profissionais da saúde envolvidos.

Pensando nisso, que o vereador Matheus Arruda (PP), apresentou na Câmara Municipal de Cantagalo, indicação que solicita ao Poder Executivo que crie um canal de atendimento psicológico para pessoas não cadastradas no CAPS durante o período de Covid-19 e dê publicidade nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Cantagalo.

“Ocorre que neste momento de pandemia, muitas pessoas passam a sofrer com diversas questões de ordem mental. O objetivo da indicação 065/2021 é disponibilizar os munícipes meios para que lidem com os possíveis transtornos causados diante da pandemia de Covid-19 que nos afeta” – disse o vereador.

CAPS

Cantagalo possui um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas. A unidade tem atendido com excelência de forma remota durante a pandemia.

O CAPS na cidade de Cantagalo não tem somente a função fazer um acompanhamento médico e medicar através de medicamentos controlados esses pacientes. Mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais e tratamento com um acompanhamento específico para cada tipo de paciente.

Veja também
error: Content is protected !!