O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Cordeiro: Prefeitura expulsa moradores em situação de rua do Parque Raul Veiga

Moradores em situação de rua foram expulsos do Parque de Exposição Raul Veiga, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio. A grave denúncia foi feita ao portal @serranewsrj no início da noite desta quarta-feira, 7/04. Moradores teriam invadido o parque há cerca de um ano para moradia.

Sete moradores foram expulsos por agentes da Guarda Civil e da Polícia Militar de onde se abrigavam. “Eles não são dependentes químicos, são moradores que estão em situação de rua, que não têm oportunidades” – disse Ana Paula, que ajuda os moradores diariamente com quentinhas.

Prefeitura expulsa moradores em situação de rua do Parque Raul Veiga

Em um dos cochos que, em época de exposição agropecuária serve pra colocar alimento para os animais, o morador mostra seu fogão improvisado. Nesta noite, por exemplo, eles vão dividir uma panela de macarrão e dormir em papelões espalhados pelo chão em pleno frio que já faz na Região Serrana. Sem lugar para ir, eles retornaram para outra repartição do parque.

Eles foram expulsos do local onde estavam se abrigando pela Prefeitura de Cordeiro, que não providenciou abrigo, alimentação ou, sequer, um encaminhamento para a situação. Ainda segundo a denúncia, o pouco alimento que tinham, foi desperdiçado no ato de abordagem aos desabrigados. Eles permanecem em um dos pavilhões do Parque Raul Veiga em condições sub-humanas.

Ana Paula conta ainda que algumas pessoas do bem tentam ajudar os moradores em situação de rua com cobertores e comida. Nossa redação tentou contato com a Prefeitura, mas não obtivemos retorno. Residentes das proximidades do parque apontam suposta movimentação do tráfico de drogas nas imediações do posto. No vídeo abaixo, o depoimento desesperador de quem está passando necessidade, gravado pedindo ajuda ao Serra News. As imagens foram autorizadas.

https://www.instagram.com/p/CNYbeltBoL_/

Nota do prefeito

No final da noite desta quarta-feira (7), por volta das 23h, após a grande repercussão da denúncia pertinente e procedente da expulsão dos moradores de rua do Parque Raul Veiga, o prefeito Leonan Melhorance, o vice Elvis Mutti, e uma equipe da Prefeitura de Cordeiro, estiveram no parque para ouvir os desabrigados. Eles foram autorizados a retornar ao local que estavam em caráter temporário e vão receber auxílio da Prefeitura, que prometeu dentro de suas competências, prestar apoio aos moradores. O prefeito da cidade fez um vídeo que foi publicado no Facebook. Assista!

Atualização: 23:30h – 07/04/2021

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais