O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Sete bebês estão internados com a Covid-19 em Campos dos Goytacazes

Secretaria de Sáude de Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, considerado o maior município em extensão territorial do estado, vive um momento delicado da pandemia, com a doença provocando a internação até de bebês.

De acordo com a subsecretaria de atenção básica, vigilância e promoção em saúde, sete bebês estão internados na cidade com diagnóstico confirmado para Covid-19, entre eles, um recém-nascido, que está na UTI. Segundo o município, os pais da criança contraíram o vírus e acabaram passando para o filho logo após o nascimento.

“Os bebês que internam na enfermaria respiratória do Hospital Geral de Guarus (HGG) passam por uma triagem dos vírus respiratórios e foi assim que detectamos a Covid neles (bebês)”, contou Charbel Kury, subsecretário de atenção básica, vigilância e promoção da saúde da cidade.

Charbel também explicou que a cidade já registrou a presença da variante britânica e que, também por isso, foi um criado um sistema de vigilância genômica com a UFRJ, em Macaé, que começa a funcionar na próxima semana.

Em nota, a subsecretaria informou que, das nove crianças internadas nas unidades hospitalares do município, sete testaram positivo para Covid-19, confirmando a infecção e duas aguardam o resultado. As idades dos bebês variam de 2 meses a 9 meses.

Através do monitoramento, será possível identificar com maior precisão se as internações de bebês são por Covid-19 ou pelo VSR, um vírus comum nesse período do ano e que causa bronquiolite e pneumonia viral em bebês. Consequentemente, ambos acabam sendo internados para o tratamento.

“Estamos assistindo começar a 3° onda. Então, para evitar que cheguemos em números como os vistos no restante do país, estamos optando por fazer restrições preventivas. Se os números continuarem a subir, podemos ter novas restrições”, completou Charbel.

Novas regras de restrição passaram a valer a partir de 11 de março, como funcionamento de bares e restaurantes até às 21h (sem música ao vivo), ocupação máxima de 30% em lojas, shoppings, academias, clubes e igrejas, além da suspensão das aulas presenciais no município.

Em sua conta numa rede social, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) falou sobre a proibição das aulas. “Não é responsável falar em abertura de escolas nesse momento, vivemos o pior período desde o início da pandemia, com diversas variantes ainda sem conhecimento de seus efeitos. Também sou pai, não colocarei crianças em risco”, escreveu.

Veja também
error: Content is protected !!