O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prefeito de São Fidélis decreta ponto facultativo na semana inteira do Carnaval

São Fidélis - Cidade Poema

O prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, prolongou o feriadão de Carnaval 2021. Foi publicado na edição de 1º de fevereiro do Diário Oficial do Município, um decreto torna facultativo o comparecimento dos servidores públicos ao trabalho não apenas no dia 15, como também nos dias 17 (quarta-feira), 18 (quinta) e 19 (sexta), exceto nos serviços considerados essenciais e ininterruptos. Nestes, o titular de cada pasta administrativa organizará os expedientes.

Tradicionalmente, apenas na segunda-feira é dado o ponto facultativo, emendando com a terça-feira de Carnaval, que neste ano cai no dia 16. Na Quarta-feira de Cinzas, o costume é de funcionamento dos órgãos públicos em meio-expediente. O repórter Matheus Barriel entrou em contato com a Prefeitura de São Fidélis, via assessoria de imprensa, questionando o que motivou o decreto de quatro pontos facultativos e se a pandemia foi considerada antes da tomada na decisão, mas não obteve retorno.

Rio de Janeiro

Mesmo com os desfiles carnavalescos cancelados, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), chegou a decretar ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval, mas voltou a trás e optou pelo cancelamento para evitar aglomerações em meio à pandemia, “considerando a necessidade de continuidade das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da emergência sanitária”. A terça-feira de Carnaval, prevista no calendário, continua como feriado em todo o território fluminense por definição do Governo do Estado.

Carnaval Fora de Época

Rio de Janeiro vai ganhar um ‘carnaval fora de época’, no mês de julho, anualmente. No calendário de datas oficiais do Estado, vai ser acrescentado o “CarnaRio“, para estimular o turismo. A lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial Extra no dia 12 de janeiro.

No texto, o governador diz que o CarnaRio tem por finalidade “a estimulação do turismo, lazer e, principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços”. Fica determinado ainda que comemoração, que ocorrerá no meio do ano, deverá contar com a participação das ligas, agremiações, blocos carnavalescos e também da Secretaria de Estado, responsável pela Cultura no Rio de Janeiro.

RJ: Governador sanciona projeto de lei que prevê Carnaval fora de época

Veja também
error: Content is protected !!