O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Porto Marinho, em Cantagalo, preserva a tradição do Mineiro-pau

Porto Marinho, em Cantagalo, preserva a tradição do Mineiro-pau

A localidade de Porto Marinho, situada no distrito de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo, possui muitas manifestações culturais que hoje em dia nesse mundo massificado, são cada vez mais raras.

A comunidade preserva, entre outras manifestações da cultura popular, um grupo de Mineiro-pau, que é uma dança executada por homens, adultos e crianças, cada um leva um bastão de madeira. Desenvolvida em círculo ou em fileiras que se defrontam, os dançarinos, voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografia totalmente marcada pelas batidas dos bastões.

O Mineiro-pau é uma festa de cores, coreografias, duetos e duelos. Tem cheiro e gosto do interior, de chão de terra batido. As apresentações ocorrem tradicionalmente nas festividades da padroeira da comunidade, Santa Rita de Cássia, acontecendo também em outras localidades, quando o grupo é convidado a participar.

O organizador do Mineiro-pau de Porto Marinho é o Sr. Emário Campos, e é composto em sua maioria pelos agricultores do Arroz Anã de Porto Marinho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais