O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Multivacinação de crianças e adolescentes começa no dia 5 de outubro

RJ: Multivacinação de crianças e adolescentes começa no dia 5 de outubro

Na próxima segunda-feira, 5 de outubro, terá início a Campanha Nacional de Multivacinação, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde, a União e secretarias municipais de Saúde. A campanha terá o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas presentes nos calendários de imunização de crianças e adolescentes farão parte da ação.

A campanha também contará com um Dia D de mobilização, em 17 de outubro. Nesta data, considerada o Dia Nacional da Vacinação, o chamado à população será intensificado para garantir um alcance maior da campanha. As vacinas serão aplicadas nos postos municipais de Saúde da capital e do interior.

Valter Almeida, gerente de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ressalta a importância da campanha de vacinação e do Dia D em 17 de outubro, que cairá num sábado:

– O fim de semana é quando há, geralmente, maior facilidade dos responsáveis de ir às unidades de saúde porque eles não estão com suas rotinas profissionais – explica Almeida: – O sábado, então, é quando a gente faz um chamamento ainda maior para a população.

As vacinas que integrarão a campanha

Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente serão parte da Campanha Nacional de Multivacinação. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças de até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Vacina de sarampo para adultos

Em conjunto com as vacinas da criança e do adolescente, também será oferecida imunização contra o sarampo para todos da faixa etária entre 6 meses e 59 anos. Almeida explica que, com essa medida, evita-se a exposição desnecessária da população à Covid-19, pois “é possível aproveitar a ida do responsável pelas crianças à unidade de saúde para atualizar a própria situação vacinal dele”.

A SVS estima que cerca de 50% da população-alvo da campanha ainda necessita atualizar a caderneta de vacinação. A cobertura ideal varia entre 90% e 95% para cada imunizante até o fim do ano. Alexandre Chieppe, médico e assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, explica que esses dados, no entanto, devem ser analisados com cuidado. Devido a uma mudança no sistema de informações do Ministério da Saúde (MS), que passou a utilizar o e-SUS, alguns municípios tiveram dificuldades de inserir os dados no sistema.

Ainda assim, de acordo com o médico, é possível observar que a pandemia afetou a cobertura vacinal do estado. Ele explica que, com a Covid-19, “as pessoas ficaram temerosas de sair de casa para ir às unidades de saúde”.

Chieppe explica a importância da vacinação para evitar o reaparecimento de doenças já controladas no país.

“Entendemos que as pessoas tenham receio de sair de casa, mas a orientação aos municípios foi no sentido de adequar os postos de vacinação às medidas de biossegurança que garantam que não haja transmissão”, assegura Chieppe. “Por isso que a nossa orientação, agora que nós temos uma diminuição no número de casos de Covid-19, é que as pessoas não deixem de levar as crianças para se vacinar”.

Veja também
error: Content is protected !!