O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Trem turístico Rio-Minas deve entrar em funcionamento ainda em 2020

Trem turístico Rio-Minas deve entrar em funcionamento ainda em 2020, segundo a ONG Amigos do Trem

Iniciado em 2017, o projeto de um trem turístico Rio-Minas que faz o percurso entre o estado do Rio de Janeiro e o de Minas Gerais está praticamente finalizado. A ONG Amigos do Trem, principal responsável pela iniciativa, cumpriu todas as normas e regulamentações impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como as normas de segurança para a viabilização do trem turístico. No entanto, desde o ano de 2018 a ONG enfrenta entraves burocráticos com a concessionária Ferrovia Centro Atlântica para a reforma e manutenção de um trecho da viagem.

“Em parceria com o SEBRAE, a ONG desenvolveu o Plano de Negócios e Viabilidade Técnica comprovando que o Trem Rio-Minas é viável. Além disto, inúmeras pesquisas e mapeamento foram realizados para comprovar a viabilidade do projeto. É importante ressaltar que, além do apelo afetivo que o Trem Rio-Minas representa, o projeto visa em parceria com os municípios a criação de novos postos de trabalhos, visibilidade das regiões contempladas pelo empreendimento, Trade Turístico, valorização de comerciantes e empresas locais, dentre outros”, informa Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem.

Amigos do Trem

Além da ONG Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras e órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto. O planejamento deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

O apito do trem é o anúncio de que o sonho dos moradores e comerciantes da região está prestes a se iniciar. A repercussão nas cidades por onde o trem Rio-Minas vai passar é positiva entre a população, já que isso pode movimentar o comércio local com o aumento das vendas de artesanatos, queijos e mel da região.

Trajeto

O trajeto tem 168 quilômetros de distância e vai interligar oito municípios, sendo dois no Rio de Janeiro e outros seis em Minas Gerais. O Trem Rio-Minas percorrerá 160 km, partindo de Três Rios, no estado do Rio, até Cataguases – na Zona da Mata mineira. Outras seis cidades estarão na rota do passeio: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Apesar de não ter previsão de estréia, o trem Rio-Minas deverá entrar em funcionamento ainda em 2020.

De acordo com a ONG Amigos do Trem, os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados, e terão 6 horas de duração. Os trens poderão transportar até 850 passageiros por dia. As composições vão sair, simultaneamente, de Três Rios e Cataguases. Os usuários poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

Deslocamento

No início de julho, o trem Rio-Minas precisou se deslocar de Três Rios (RJ) até a cidade mineira de Recreio. Sua passagem atraiu olhares e registros de diversos moradores, que amaram observar a composição em movimento. Segundo nota, o deslocamento foi necessário para a execução do Plano de Manutenção Preventiva do material rodante.

https://www.facebook.com/serranewsrj/videos/316874509330416/

Recuperação da ferrovia

Em outubro de 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos para reativação das ferrovias fluminenses. A reunião, realizada na sala 316 do Palácio Tiradentes, foi presidida pelo deputado propositor da Lei Nº 8635/19.

Pois a iniciativa tem o intuito de promover a revitalização da malha ferroviária do Rio de Janeiro. Portanto, a ideia é recuperar diversas linhas no estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos.

Veja também
error: Content is protected !!