O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Norte Fluminense terá sua refinaria com previsão de 2 mil empregos

Norte Fluminense terá sua refinaria com previsão de 2 mil empregos

O Norte Fluminense, durante décadas o maior produtor de petróleo do país, vai finalmente ganhar a sua refinaria. A americana Oil Group vai construir no Porto do Açu, em São João da Barra, no segundo semestre de 2021, a primeira de seis refinarias de pequeno porte planejadas para o Brasil.

O diretor da Oil Group, Fabiano Diagoné, anunciou que a unidade, em São João da Barra, receberá US$ 300 milhões de investimentos e, no pico das obras, deve gerar 2 mil empregos.

A refinaria terá capacidade de processar 20 mil barris diários de petróleo, com possibilidade de ampliação no futuro.

— Hoje o Brasil consome diesel em alta escala, e a Petrobras não consegue suprir o país só com sua produção. Para a empresa abastecer 100% do mercado nacional sem importações seria necessário uma retração de 40% na demanda — afirmou o executivo da Oil Group.

No ano de 2005, durante a gestão da ex-governadora Rosinha Garotinho, a região empreendeu uma campanha pela instalação de um pólo petroquímico e uma refinaria da Petrobrás, empreendimentos que seriam implantados na localidade de Guriri, próximo a Serrinha, em Campos.

A disputa com Itaguaí contou com um movimento deflagrado com o apoio dos prefeitos que integram a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), mas a estratégia não deu certo porque o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pela construção do empreendimento em Itaboraí, onde ainda está sendo implantado o Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro).

O Comperj sofreu ainda descontinuidade em seu prazo de conclusão devido aos escândalos do “Petrolão”. O investimento do Comperj foi orçado à época pela Petrobras em US$ 9 bilhões.

Alvo da Operação Lava Jato, o Comperj agora deve ser rebatizado com outro nome. Vai se chamar Gaslub Itaboraí, uma estratégia da Petrobras e grupos privados que assumiram o controle da retomada do empreendimento, a fim de livrar o complexo petroquímico da mancha de corrupção.

Veja também
error: Content is protected !!